Programa promove o envelhecimento ativo dos idosos de S. João da Madeira

 

Visando promover o envelhecimento ativo dos idosos de S. João da Madeira, o programa Sénior Ativo foi lançado em 2018 pela câmara e pela junta de freguesia (JF).

Desde então, têm sido estas duas entidades que, em articulação com a empresa municipal Habitar S. João e também instituições e organizações sanjoanenses que representam e/ou trabalham com seniores, têm proporcionado a participação gratuita da população mais velha residente no concelho em atividades desportivas e culturais.

Apenas duas das 36 atividades previstas para este ano foram realizadas

Para 2020, como avançou o gabinete de comunicação do Município ao labor, estavam previstas 36 iniciativas “para desenvolver ao longo de todos os meses do ano, incluindo as sessões de cinema do ‘Cine S. João’, nos Paços da Cultura, espetáculos no âmbito do programa ‘Somos Nós’, aos domingos à tarde, também nos Paços da Cultura, visitas às fábricas que integram o roteiro do Turismo Industrial, visitas guiadas ao Museu de Chapelaria, Museu do Calçado e Centro de Arte, bem como o acesso gratuito a concertos e espetáculos de teatro na Casa da Criatividade, de acordo com a programação anual de eventos desta sala de espetáculos”.

Acontece que, na sequência das orientações emanadas pela Direção-Geral da Saúde, tendo em vista a prevenção da pandemia, e atendendo a que o público alvo das atividades é de alto risco, a edilidade e a JF decidiram suspender o programa desde o passado dia 11 de março. Decisão que levou à realização de apenas duas iniciativas este ano, envolvendo 43 idosos ao todo: uma no dia 9 de janeiro (sessão de cinema do “Cine S. João”, que decorreu nos Paços da Cultura com a participação de 19 pessoas, e outra no dia 1 de março (espetáculo da Banda de Música no âmbito do “Somos Nós”, nos Paços da Cultura, que contou com a participação de 24 pessoas).

Quanto a 2018 e a 2019, só nestes dois anos o Sénior Ativo contabilizou 1.253 participações: 512 em 18 atividades realizadas em 2018 e 741 em 38 atividades em 2019.

Câmara e junta focadas, neste momento, no apoio social

Presentemente, e aguardando “com expectativa” que seja possível voltar a colocar no terreno o programa, a câmara e a junta estão focadas “no acompanhamento aos seniores sanjoanenses, no sentido de lhes prestar o apoio social de que necessitam neste momento especialmente difícil devido à pandemia”, conforme referiu a autarquia ao nosso jornal.

 

Números

2018: 512 participações em 18 atividades realizadas

2019: 741 participações em 38 atividades realizadas

2020: 36 atividades planeadas e apenas duas realizadas em janeiro e início de março*

*Todas as outras atividades foram canceladas devido à Covid-19, tendo em conta que se trata de população de risco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...