Após reunir online ao início da tarde da última quarta-feira, a Subcomissão da Proteção Civil Municipal de acompanhamento da situação da Covid-19 a nível concelhio emitiu um parecer no sentido de os cemitérios de S. João da Madeira estarem encerrados entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro. Já de 25 a 29 de outubro vão estar abertos até às 19h00, mais tarde do que é habitual. Parecer que o presidente da câmara, Jorge Sequeira, vai formalizar sob a forma de despacho, conforme adiantou ao labor o gabinete de comunicação do Município. 

O referido encerramento terá apenas como exceção a eventual necessidade de realização de cerimónias fúnebres, que decorrerão de acordo com as normas definidas face à pandemia.

A mesma fonte disse ainda ao nosso jornal que esta decisão se prende com o facto de ultimamente o número de casos de infeção estar a aumentar na cidade e de este período que se avizinha, do Dia de Todos os Santos e do Dia dos Fiéis Defuntos, não só atrair muitas pessoas aos cemitérios, como também motivar reuniões familiares, partilhas de viaturas, etc., que podem contribuir para a propagação do novo coronavírus.  

Nesta reunião da subcomissão participaram, para além do edil, representantes da PSP, GNR, autoridade de saúde, coordenador municipal da proteção civil e membros da câmara, entre os quais o chefe de Divisão de Planeamento.

Jorge Sequeira apela à “compreensão e colaboração de todos” ciente que esta “é uma medida tomada para o bem comum e a proteção da saúde pública”. 

Missas nas capelas e na Igreja Matriz no domingo 1 de novembro

Contactado pelo labor, também ontem, o pároco sanjoanense, Padre Álvaro Rocha, ainda não tinha algo de concreto para avançar a propósito do assunto. Apenas disse que ia tentar reunir com a Comissão Permanente do Conselho Pastoral “esta semana” e que, não obstante “poder haver um pequenino ajustamento”, o mais provável é que se mantenham as missas no domingo, 1 de novembro, em todas as capelas e na Igreja Matriz, à semelhança do que acontece nos outros domingos.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here