O executivo liderado por Jorge Sequeira tem feito “um excelente trabalho” no que diz respeito à melhoria das condições de mobilidade de e para todos, afirmou Paulo Bacalhau, deputado do PS, que enquanto portador de cadeira de rodas está habituado a deparar-se e a enfrentar obstáculos que condicionam a sua deslocação.

Antes do “plano de acessibilidade que está em curso na cidade”, “a maior parte das passadeiras não tinha rebaixamento de piso, o que para mim, portador de cadeira de rodas, era um grande inconveniente”, salientou Paulo Bacalhau. Em relação à intervenção de uma munícipe que levantou a questão do “preço exagerado” da placa de granito em relação à micro pedra, que está a ser usada no pavimento da obra de requalificação da Praça Luís Ribeiro e ruas adjacentes, o deputado socialista defendeu que “aquele piso é muito melhor, mais acessível e facilitador para as pessoas com mobilidade reduzida”. Todas as intervenções levadas a cabo pelo executivo socialista com vista à melhoria da mobilidade demonstram que “finalmente estão a olhar as minorias como iguais. Por isso, os meus parabéns”, concluiu Paulo Bacalhau.

O vice-presidente José Nuno Vieira agradeceu as palavras do deputado socialista porque ele “melhor do que qualquer um pode reportar as diferenças que tem sentido”, reforçando que com este tipo de intervenção é pretendido “criar uma cidade mais inclusiva e para todos”.

Apesar destas serem “melhorias importantes”, “nalguns sítios as cadeiras de rodas não podem andar nos passeios” e acabam por ter de andar na “beira da estrada”, apontou Jorge Cortez, deputado da CDU. O vice-presidente reconheceu que têm “consciência de que há muito a fazer em passeios que estão em mau estado e não permitem a mobilidade devido à forma como as árvores foram plantadas”, admitindo ainda que “não vamos conseguir mudar tudo de um dia para o outro”.

CDU quer mais passadeiras sobrelevadas para reduzir excesso de velocidade

O reforço da iluminação das passadeiras na Avenida Dr. Renato Araújo, entre a rotunda do Hospital e o Centro Comercial 8ª Avenida, foi valorizado pelo deputado da CDU na última sessão da Assembleia Municipal. Para quem, esta iniciativa deveria ser tomada junto de outras que tenham um défice de iluminação semelhante. Jorge Cortez sugeriu ainda a colocação de passadeiras sobrelevadas com o objetivo de “reduzir a velocidade” dos automobilistas “onde não se cumprem os limites como nas avenidas Dr. Renato Araújo e da Liberdade”. O deputado da CDU deixou ainda um alerta para “a falta de policiamento de proximidade”. O vice-presidente relembrou que já construíram passadeiras sobrelevadas noutras zonas da cidade e que mais poderão ser feitas. “Não está fechado e não quer dizer que não venhamos a reforçar a segurança nesta avenida (Dr. Renato Araújo)”, esclareceu José Nuno Vieira.

 

Avenida do Vale

Assinado o contrato para construção de ciclovias e passeios

 

O contrato da obra de construção de ciclovias e passeios na Avenida do Vale, via que será também requalificada, foi assinado na última semana.

Um assunto mencionado pelo vice-presidente José Nuno Vieira durante a Assembleia Municipal e a reunião de câmara realizadas nas últimas quinta e terça-feira, respetivamente.

DR

“Aqui vão ser criadas condições francas para a mobilidade pelas bicicletas com condições de segurança, mas muito importante também é que vão ser criados passeios nesta via. Uns muito importantes na Avenida Manuel Vieira Araújo, contígua ao Parque Urbano do Rio Ul e às albufeiras de captações de água, que não tem passeio nem dum lado nem doutro. Também a própria Avenida do Vale tem segmentos que não têm passeios e vão ser criados”, afirmou o vice-presidente José Nuno Vieira, em relação a este assunto, durante a entrevista dada em setembro passado ao labor.

Os trabalhos desta empreitada, no valorde 889.040,19 euros (mais IVA), inferior em cerca de 30% ao preço base (1.264.137,98 euros acrescido de IVA), que contam com comparticipação europeia, foram adjudicados à empresa “Tecnifeira – Engenharia e Construção, SA”. O prazo de execução é de 365 dias.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here