“Serafim Leite”, “Oliveira Júnior” e “João da Silva Correia” com casos de Covid-19 e turmas em isolamento

 

Até esta última segunda-feira, o Agrupamento de Escolas (AE) Dr. Serafim Leite continuava com dois alunos infetados com Covid-19, um do 4º ano e o outro do 11º. Mas contrariamente ao que aconteceu na semana passada já não tinha a turma a que pertence o estudante do 11º ano em isolamento, conforme adiantou ao labor a diretora Anabela Brandão, acrescentando, no que diz respeito a necessidades, que a falta de “câmeras para videoconferência e colunas” que têm neste momento será resolvida “em breve”.

“João da Silva Correia” com uma turma em isolamento e cinco alunos em confinamento obrigatório

Já o AE João da Silva Correia até ao passado dia 19 contava com uma aluna infetada, uma turma do 6º ano em isolamento, que “esta semana já regressa à escola”, e cinco alunos em confinamento obrigatório, “por questões familiares”, de turmas distintas, que frequentam o 3º ciclo e o ensino secundário.

Em declarações ao nosso jornal, António Mota Garcia assegurou que “o grupo turma que se encontra em isolamento assiste às aulas, no seu horário letivo, já que o professor, através da plataforma TEAMS, a leciona”.

Quanto aos alunos das diferentes turmas que estão confinados em casa, “assistem às aulas virtualmente, pois instalámos câmeras no computador da sala de aula da turma”. E, paralelamente, os professores disponibilizam na plataforma TEAMS, no espaço reservado a cada turma, os materiais da aula.

O diretor do AE referiu que, para que nenhum aluno sinta que “ficou para trás” na aprendizagem, criaram “momentos síncronos com os docentes das disciplinas teóricas para que o aluno possa tirar dúvidas ou esclarecer alguma questão que, durante a aula, não tenha conseguido”.

O líder diretivo defendeu ainda que em termos de recursos humanos, mais concretamente pessoal não docente, necessitariam “de ter mais funcionários ao serviço que nos auxiliassem, por exemplo, na vigilância dos espaços”.

“Oliveira Júnior” com um aluno infetado e duas turmas em isolamento

Ao nosso jornal, Mário Coelho confirmou haver no AE Oliveira Júnior um aluno do 9º ano infetado com o novo coronavírus e duas turmas em isolamento, uma do 6º e outra do 9º. Isolamento que termina precisamente esta quinta-feira, dia 22.

Para já, não há registo de infeções de professores e de funcionários e “esperamos que assim se mantenha”, afirmou diretor do agrupamento escolar, dando nota que o problema não está dentro da escola, mas sim fora. Concretamente, em alguns ATL’s (centros de atividades de tempos livres) da cidade, cujos nomes não revelou ao nosso semanário, que são frequentados por alunos dos vários agrupamentos de escolas.

De acordo com Mário Coelho, “as escolas tomaram as devidas providências, enquanto nos ATL’s não tem havido precauções”. O docente falou mesmo em situações de “alunos sem máscara e em que não é respeitado o distanciamento físico”.

 

CEI sem infeções nem turmas em isolamento

Neste momento, contrariamente aos três agrupamentos de escolas da cidade, o CEI – Centro de Educação Integral não tem registo de qualquer infeção por Covid-19 nem turma(s) em isolamento. Mas caso uma ou outra situação se venha a verificar, Joaquim Valente garantiu ao labor que têm “tudo preparado para continuar o ensino à distância”. “Aliás, estamos a usar ferramentas do ensino à distância”, completou o diretor, segundo o qual se houver alguma necessidade, por exemplo, em termos de equipamentos, número de professores/funcionários, etc., será assumida pelo próprio CEI.

Entretanto, “continuaremos a difundir toda a informação necessária ao rigoroso cumprimento das regras para esta conjuntura Covid-19”, garantiu o responsável pelo colégio privado, acrescentando: “Vamos esperar pelo melhor, pois não está tudo no nosso controlo”.

Recorde-se que, este ano letivo, o CEI já teve “um caso positivo detetado num aluno da sala do 6º ano”, conforme o nosso jornal noticiou na sua edição de 24 de setembro último.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here