Militares resgatam falcão peneireiro

Santa Maria da Feira

0
65

O Comando Territorial de Aveiro, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Santa Maria da Feira, resgatou, no passado dia 15 de outubro, um falcão peneireiro em Santa Maria de Lamas.

A ave foi encontrada ferida no meio da rua dessa freguesia do concelho feirense por um cidadão.

Depois de entregue no Posto Territorial de Santa Maria de Lamas, os militares do NPA transportaram-na para o Parque Biológico de Gaia, onde foi entregue para avaliação e posterior reabilitação.

O falcão peneireiro, Falco tinnunculus, é uma ave falconiforme da família dos falconídeos, de dimensão média, bico curto e curvo e asas e cauda compridas. Caracteriza-se pela capacidade de “peneirar”, isto é, de permanecer a “voar parado” sobre um determinado ponto no solo, comportamento este que o ajuda na deteção e captura de suas presas. É também um auxiliar precioso do agricultor, alimenta-se de pequenos roedores, insetos e, por vezes, de pequenos répteis, rãs, vermes e pequenos pássaros, deu a conhecer o Comando Territorial de Aveiro em informação enviada ao labor.

Maus tratos a animal de companhia

Ainda no dia 15 de outubro, o Comando Territorial de Aveiro, através do NPA de Santa Maria da Feira, identificou um homem de 60 anos por maus-tratos a animal de companhia em Mozelos.

Na sequência da denúncia efetuada através da Linha SOS Ambiente e Território que relatava a existência de um cão que estava a ser alvo de maus-tratos, correndo risco de vida, os militares realizaram uma fiscalização higiossanitária, onde verificaram que este apresentava uma infeção visível que afetava ambos os canais auriculares.

A GNR solicitou a presença dos serviços do Canil Municipal de Santa Maria da Feira que efetuaram o resgate do animal para receber os devidos cuidados médico-veterinários.

O dono foi identificado e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Santa Maria da Feira.

Resgatada uma raposa-vermelha ferida

Dois dias antes, 13 de outubro, o Comando Territorial de Aveiro, através do NPA de Santa Maria da Feira, resgatou uma raposa-vermelha ferida em Paços de Brandão.

Após receber a informação de que havia sido encontrada uma raposa com ferimentos nessa freguesia do concelho feirense, os militares da Guarda deslocaram-se ao local, resgatando o animal e transportando-o para o Parque Biológico de Gaia, para ser avaliado e tratado.

A raposa-vermelha, Vulpes vulpes, é um mamíferoomnívoro, de médio porte, com os pelos geralmente castanhoavermelhados, e um dos carnívoros com maior distribuição no mundo que tem hábitos noturnos e crepusculares, exceto em lugares de pouca movimentação, onde pode ser vista durante o dia, revelou o Comando Territorial de Aveiro ao nosso jornal.

A “Linha SOS Ambiente e Território” é uma ferramenta ao serviço do cidadão, quer na denúncia das infrações ambientais, quer no esclarecimento de dúvidas ambientais, e está em funcionamento permanente através do número 808 200 520.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...