Nova vida do Cartão Jovem Municipal

0
43

O atual executivo do Partido Socialista anunciou a nova dinamização do Cartão Jovem Municipal, que abrange os jovens entre os 12 e os 30 anos, residentes em S. João da Madeira. Um cartão que se quer, também ele, jovem e renovado, já que será 100% virtual, de processos fáceis e adaptado à era digital em que vivemos, e promoverá ainda o acesso a um vasto número de parcerias de âmbito local, nacional e europeu, assegurando regalias que estão contempladas no Cartão Jovem Nacional e no European Youth Card.

Este é mais um sinal positivo dado pelo executivo socialista, que, durante o presente mandato, tem agido ativamente junto da faixa etária mais jovem, contribuindo para o reforço das políticas que direta ou indiretamente a impactam.

Não é demais recordar, por exemplo, a ativação do Conselho Municipal da Juventude, que durante a governação anterior não tinha sequência e no qual, inclusive, o Cartão Jovem Municipal foi apresentado, discutido e aprovado por unanimidade, ou a criação da Assembleia Municipal Jovem, que permite o exercício da democracia na nossa cidade e a aproximação dos jovens à política.

O Erasmus Municipal, a disponibilização gratuita da utilização do TUS para os estudantes matriculados nos estabelecimentos de ensino da cidade ou o reforço das bolsas para estudantes do Ensino Superior, que promove maior igualdade no acesso à formação académica, impactam no âmbito educativo, e juntam-se às preocupações na área da saúde, como se comprova pela retirada de amianto nas escolas do 1.º ciclo e pelo apoio à vacinação recomendada, que constituem claras preocupações com o bem-estar das crianças.

A reativação do Cartão Jovem Municipal, com todas as suas valências, surge na linha de todas estas políticas de proximidade aos jovens, que devemos congratular. Resulta de uma necessidade identificada e debatida por várias estruturas, quer de juventudes partidárias, quer de associações de jovens e associações de estudantes, mas também da vontade do executivo em continuar a pautar a sua ação com especial incidência sobre as faixas etárias mais novas.

Sabemos que ainda há um bom caminho a percorrer no que diz respeito a políticas de juventude, já que, para além das áreas da educação e saúde, que são fundamentais, existem também questões essenciais no âmbito do emprego ou da habitação, que são pedras basilares de uma população jovem capaz e segura.

E é por isso que, de acordo com os valores de cidadania e responsabilidade que nos orientam, devemos estar, como até aqui, atentos e prontos a colaborar ativamente em prol dos jovens Sanjoanenses, com a consciência de que temos no executivo do Partido Socialista e no presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, Jorge Sequeira, uma estrutura atenta e preocupada em garantir que vivemos o presente de olhos bem-postos no futuro.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here