999 Utentes vacinados contra a gripe na semana passada 

0
63
DR

Destes, 862 têm mais de 65 anos 

 

Contrariamente a outros Municípios do país, S. João da Madeira não celebrou um protocolo com a Associação Nacional de Farmácias (ANF), neste caso, tendo em vista a toma da vacina da gripe sazonal por parte de sanjoanenses com mais de 65 anos de idade nas farmácias da cidade.

Questionado sobre o assunto pela coligação PSD/CDS-PP, o presidente da câmara justificou esta posição do seu executivo com o facto de o Centro de Saúde de S. João da Madeira os ter informado que “tem vacinas em suficiência para todos os utentes e que não há um utente que se dirija ao Centro de Saúde [para ser vacinado] e não seja vacinado”. Só “na última semana”, conforme adiantou Jorge Sequeira, “foram vacinados 999 utentes”, 862 dos quais com mais de 65 anos de idade.

Farmácias sanjoanenses vão receber 250 doses de vacinas no total

Na sequência do que Jorge Sequeira já tinha dito sobre o assunto, Irene Guimarães avançou que, “para além das 4.800 doses de vacinas contra a gripe que já estão na posse das duas unidades de saúde familiar do Centro de Saúde”, cada uma das cinco farmácias sanjoanenses vai receber 50 doses. Para “administração gratuita aos utentes que têm mais de 65 anos”, completou a vereadora da Saúde, para quem “a boa gestão dos dinheiros públicos está subjacente a esta decisão [da edilidade de não ter celebrado o protocolo com a ANF]”.

Acrescente-se que a administração destas 250 vacinas vai ser financiada pela Associação Dignitude, instituição particular de solidariedade social (IPSS) da área do medicamento, não estando dependente da adesão (ou não) do Município municípios ao tal programa criado para o efeito.

O valor pago pela administração de cada vacina é de 2,50 euros, sendo custeado por aquela IPSS, mas apenas nas 50 primeiras doses.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here