A Câmara Municipal de S. João da Madeira conseguiu atrair “cerca de 60 milhões de euros” de investimento de empresas ligadas à indústria e ao comércio ao longo deste mandato, deu a conhecer o presidente Jorge Sequeira durante o balanço que fez do trabalho desenvolvido nos últimos três anos, esta segunda-feira, aos jornalistas.

Um investimento que é “visível” com a construção de novas empresas ou reabilitação de outras na Zona Industrial das Travessas, indicou o autarca, relembrando que depois do seu executivo ter resolvido o “problema jurídico” que “bloqueava há vários anos” a venda de lotes naquela zona, “logo se iniciaram as vendas e entraram os pedidos de licenciamento” na câmara.

O investimento imobiliário no setor da habitação coletiva também foi destacado por Jorge Sequeira. “Desde que tomámos posse entraram 17 pedidos para construção e habitação coletiva e seis estão em execução”, o que representa “um crescimento e uma evolução muito favoráveis” face a mandatos anteriores, dando como exemplo que “de 2008 a 2017 só entrou um projeto” deste género na câmara municipal, tendo esse processo sido “concluído em 2012”. O aumento do investimento imobiliário ao longo deste mandato demonstra que “a cidade está a saber atrair investimento”, considerou.

Para além do investimento privado, o presidente da câmara mencionou outras áreas onde “sentimos que se registam mudanças reais e significativas na cidade,” fruto de “um trabalho muito intenso” que tem sido desenvolvido nos últimos três anos.

A educação, bandeira eleitoral dos socialistas, continua a ser uma das suas prioridades seja pela remoção do amianto em todas as escolas do 1º ciclo, suportada pelos cofres camarários, a tão ansiada obra da Escola Dr. Serafim Leite, com reforço de financiamento garantido pela câmara junto do Governo, e da Escola de Fundo de Vila, não sem deixar de mencionar projetos como a Assembleia Municipal Jovem, o Erasmus Municipal e o reforço dos programas de Educação Física e de Ação Social Escolar.

 

Jardim Municipal volta a ter iluminação

 

O ambiente é uma outra área importante para o executivo socialista. Entre os “passos significativos” que foram dados no sentido de tornar “S. João da Madeira numa cidade mais sustentável”, Jorge Sequeira destacou a substituição da iluminação pública por luminárias led em arruamentos e espaços verdes da cidade, a recolha seletiva de resíduos porta a porta em que têm sido distribuídos contentores em moradias e mais recentemente compostores, a aprovação de uma candidatura que permitirá a gestão de bioresíduos, o investimento de meio milhão de euros na reabilitação da rede de águas e a transformação dos eventos municipais em eco eventos. Uma das diferenças que pode ser vista nesta área é no Jardim Municipal que “quando tomámos posse não tinha iluminação há vários anos”, indicou.

Em matéria de reabilitação urbana também falou do que tem sido feito e do que está em marcha. Como a reabilitação do centro cívico com colocação de um piso mais amigo dos peões com dificuldade de mobilidade. Ainda a pensar nestas pessoas em particular e nos peões em geral, apontou o rebaixamento de passadeiras, a colocação de piso pitonado, a melhoria da sinalização e o reforço da iluminação junto às passadeiras na “Renato Araújo”. Estas e muitas mais representam “um vastíssimo conjunto de intervenções que mudaram o rosto e a face do nosso território”, afirmou Jorge Sequeira, dando nota de outras de “caráter artístico” em diversas zonas da cidade. O autarca também falou nas “mudanças” nos serviços municipais que permitiram “melhorar” a interação com os cidadãos como a abertura à hora de almoço dos serviços da câmara e das piscinas exteriores, a abertura dos cemitérios ao domingo, a criação de um balcão virtual e de um portal da transparência.

 

273 vacinas comparticipadas e 2.867 consultas de dentista a preços acessíveis

 

No que diz respeito à “inovação” na área da saúde damos relevância aos números atualizados de adesão ao programa municipal de vacinação infantil e à Cadeira de Dentista. “De 2018 até agora, 273 crianças” foram vacinadas contra o rotavírus, sendo o valor pago pelo agregado familiar sanjoanense reembolsado pela câmara municipal. Já o consultório dentista resulta de uma parceria entre a câmara, a junta, o Estado e o Centro de Saúde. “Desde maio 2019 até hoje (26 de outubro), esta resposta pública de saúde oral deu 2.867 consultas”, tendo sido esta a primeira vez que “muitas destas pessoas tiveram acesso a uma consulta de dentista”, revelou Jorge Sequeira.

Uma outra área que “mudámos muito” foi a ação social, declarou o presidente da câmara, indicando o reforço do programa municipal de apoio social, a criação de um regulamento de apoio social aos bombeiros, o aumento do regulamento de apoio ao arrendamento de 24 para 36 mil euros, o aumento de 40 para 50 bolsas de estudo atribuídas a alunos do ensino superior, a criação de um programa de emergência social para a Covid, entre outros. Com o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos três anos, Jorge Sequeira não tem dúvidas que “S. João da Madeira se tornou numa cidade mais solidária, humanista e olha com mais atenção para pessoas frágeis e vulneráveis”. Embora não tenha conseguido fazer um balanço de tudo o que tem sido feito, o presidente da câmara garantiu, em nome do executivo socialista, estar com “muita energia e força para captar mais investimento e projetos para a nossa cidade”. A prova disso está nos “muitos trabalhos em curso porque a cidade nunca para, tem que estar sempre na linha da frente e estar sempre a olhar para o futuro”. Em relação a um próximo mandato, “há trabalho por cumprir para vários mandatos” devido à agenda temporal de áreas como a transição energética e a estratégia de habitação, mas é “o povo que vai decidir quem vai dar continuidade a estas tarefas”, concluiu Jorge Sequeira.

 

Covid-19

Presidente apela a cumprimento escrupuloso das orientações da DGS

“Está-se a assistir a um crescimento muito sério e grave de casos no nosso concelho”, avisou Jorge Sequeira

DR

Neste que está a ser “um ano totalmente diferente na nossa cidade” em que “tínhamos projetos e agora temos um conjunto de eventos e acontecimentos cancelados, à semelhança do que sucedeu no país, devido à Covid-19”, “o que é importante salientar neste momento é a resiliência dos sanjoanenses”, disse Jorge Sequeira, voltando “a apelar a todos para que cumpram de modo muito escrupuloso as orientações da Direção-geral da Saúde (DGS)”. O presidente da câmara avisou que “está-se a assistir a um crescimento muito sério e muito grave de casos no nosso concelho”, sendo por isso “fundamental que todos respeitem as regras básicas de proteção contra o contágio nesta pandemia”.

 

Contrato de gestão delegada das águas em apreciação na ERSAR

O executivo socialista liderado por Jorge Sequeira já criou o contrato de gestão delegada entre a câmara e a empresa municipal Águas de S. João.

Este é um “dossier complexo” que “já deveria estar feito há muitos anos e nunca foi feito”, esclareceu o presidente da câmara, adiantando que o contrato que “envolve uma mudança do tarifário está em apreço na ERSAR”.

Jorge Sequeira avançou ainda que a agenda para a transição energética da cidade “será brevemente apresentada”, estão em curso a contratação de estudos e de projetos para a reabilitação de algumas zonas da cidade como o Parque Urbano das Corgas e a da Rua Oliveira Figueiredo na Zona Industrial das Travessas, está em vista uma nova etapa da Estratégia Local Habitação e avançar com a concessão do Palacete dos Condes.

 

Quebra de receita de impostos prevista para orçamento de 2021

O estado financeiro é “equilibrado e sustentável”, mas o processo de criação do orçamento do próximo ano vai “colocar importantes desafios ao Município porque estimamos ser possível a quebra de algumas receitas” como a derrama devido à “redução da atividade e da faturação” de algumas empresas, assumiu o presidente.

Apesar dos desafios que se avizinham, Jorge Sequeira garantiu que “não vamos reduzir a qualidade do serviço prestado à população”.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here