Com propostas para o verão de 2021 

 

Pela primeira vez em 25 anos de história, o Portugal Fashion – cuja 47ª edição se realizou na cidade do Porto, entre os dias 15 e 17 de outubro – adotou o modelo híbrido, um estilo de apresentação entre o físico e o digital, com o intuito de alargar o público do evento e, ao mesmo tempo, garantir a segurança sanitária.

Assim, e em consonância com o esforço nacional de combate à famigerada pandemia que tem assolado o mundo, os desfiles físicos tiveram lugar em espaços exteriores, com o tradicional formato presencial, mas desta vez limitados pelas regras de distanciamento.

No entanto, e apesar da organização do Portugal Fashion ter emitido na sua nota de imprensa que a Covid-19 não iria ensombrar a passerelle, a verdade é que este evento ficou muito aquém das anteriores edições.

Paralelamente à crise sanitária, faltou um pouco de tudo: desde a imprensa, que também esteve limitada, ao calor do público. Mas o “colorido”, esse fez-se sentir na maioria das propostas dos criadores e de estilistas presentes.

Em versão digital, física ou híbrida, as propostas dos principais criadores nacionais mergulharam nas questões sanitárias atuais, mas também anteciparam um horizonte otimista, mais sustentável e livre.

Quem há 25 anos assistiu nas escadarias da sede da ANJE, no Porto, ao primeiro desfile daquele que viria a tornar-se no principal evento de moda do país, com supermodelos como Claudia Schiffer, Elle Macpherson, Carla Bruni e Helena Christensen, as galas que eram realizadas no Coliseu do Porto, onde os convidados trajavam a rigor, não imaginava que o Portugal Fashion nas suas “bodas de prata” fosse manchado – tanto nas coleções de outono/inverno apresentadas em março, como nas de primavera/verão, exibidas agora em outubro – por uma pandemia à escala planetária.

Os verdadeiros amantes da moda portuguesa e até mesmo a “mui nobre, sempre leal e invicta cidade do Porto” orgulham-se e não se esquecem desse verão quente de 1995, onde os quatro ícones de beleza e da cultura pop de então deram início a um evento que muitos dos atuais atores de moda não conseguem acompanhar.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here