“A parteira alemã”, de Mandy Robotham

DR

Alemanha, 1944. Anke Hoff, prisioneira do campo de concentração de Ravensbrük faz o que pode para manter vivas as suas companheiras grávidas e os bebés recém-nascidos. Mas quando o seu trabalho é notado é escolhida para uma tarefa bem mais perigosa.

Eva Braun está grávida do filho do Führer e Anke é retirada do campo para Berghof, casa refúgio de Hitler, para trazer ao mundo o filho de Eva Braun. Se recusar, a sua família morrerá. Anke vê-se perante uma escolha impossível. Dividida entre o dever de parteira e o ódio pelo regime para o qual agora trabalha.
A viver uma vida que nunca poderia ter imaginado, Anke apaixona-se por um oficial alemão e cedo o casal é confrontado com os perigos desta relação proibida.

Poderá o seu amor sobreviver aos horrores da guerra? E, mais importante, conseguirão encontrar a felicidade?

 

“Dá-me a tua mão e leva-me”, de Daniel Sampaio

DR

“Dá-me a tua mão e leva-me” estuda como evoluiu a relação entre pai e filho, desde os anos 1970 até aos dias de hoje. Parte da parentalidade das últimas décadas do século passado, onde predominava a figura da mãe, até 2020, onde o pai emerge como personagem também fundamental para a criança.

Retrata as modificações físicas, psicológicas e sociais que ocorrem na parentalidade masculina e que contribuem para a emergência do novo pai, ao mesmo tempo que defende a valorização urgente e necessária deste papel parental contemporâneo.

Nos casos de divórcio e no que diz respeito à regulação das responsabilidades parentais, Daniel Sampaio defende a guarda partilhada com residência alternada, como forma de preservar os laços da criança com os dois progenitores.

Esta obra reflete também sobre a evolução da psiquiatria e da psicologia no mesmo período de tempo, desde a visão dogmática do passado até aos impasses no seu desenvolvimento ao longo das últimas cinco décadas.

Um texto atual e oportuno, que interessa aos pais e aos filhos, aos técnicos de saúde mental e a todos os que se interessam por um melhor relacionamento interpessoal.

 

Nota: estes dois livros estão disponíveis na Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here