Depois de uma época atípica, com a atividade interrompida poucos meses após o arranque devido à pandemia, a competição de bilhar está de regresso e a Associação Desportiva Sanjoanense entra na nova temporada com objetivos redefinidos, regressando às provas coletivas depois de um ano a competir ao nível individual. “Conseguimos reunir um conjunto de atletas de qualidade que gostavam de jogar com a camisola da ADS e levar este projeto para a frente e, assim, ajudar a promover o clube para que este continue a ter a dimensão eclética que todos lhe reconhecem e para que, ao mesmo tempo, seja também agregador dos sanjoanenses, porque trata-se do clube mais representativo da cidade”, explica Óscar Pereira, diretor da secção.

A competir com duas equipas (ADS/Salão Dourado e ADS/Cups Bar) no Campeonato Distrital da 2.ª Divisão de Aveiro de pool português, uma vertente do bilhar característica de Portugal, os objetivos para esta época são, segundo o dirigente, definidos por etapas e o primeiro passa por “ser campeão”. Com esse resultado o clube assegura automaticamente a presença na próxima época na 1.ª Divisão do distrito e nas fases finais nacionais onde a meta passa por “fazer o melhor possível”, que seria lutar pelo título nacional da 2.ª Divisão. “Contamos com duas equipas praticamente novas, mas com jogadores bastante experientes e que nos dão algumas garantias para os objetivos que temos definidos”, refere Óscar Pereira.

E com três jornadas já disputadas a Associação Desportiva Sanjoanense parece estar no bom caminho com a equipa ADS/Salão Dourado a ocupar a segunda posição na tabela classificativa, ainda sem qualquer derrota, com o mesmo número de pontos (9) que o primeiro classificado, o AB New York Café Bilhar New York. Já a ADS/Cups Bar segue na terceira posição, com um jogo a menos, mas com uma derrota logo na jornada inaugural tendo cedido frente à congénere alvinegra por 9-7.

A jogar no Cups Bar, depois do encerramento do Poolfiction, espaço que desde o início acolheu este projeto abraçado pela Associação Desportiva Sanjoanense, Óscar Pereira espera que na próxima época a competição esteja de regresso a “casa”, contando também criar uma nova equipa para competir na variante de pool, uma vertente mais competitiva e difundida internacionalmente. “O objetivo será lutar pelo título distrital”, refere, sublinhando que a ideia é “manter a ligação à Sanjoanense”, uma parceria que o dirigente admite que “tem sido muito interessante e positiva”. “O clube dá-nos todo o apoio que precisamos e se não dá mais é porque não pode. Estamos gratos por isso e esperamos que esta ligação se mantenha por muito tempo, mas o mais importante é levar o nome da Sanjoanense para outra modalidade que queremos que seja, cada vez mais, encarada como um desporto e não como um jogo de vícios”, explica Óscar Pereira, que há vários anos tem lutado para alterar a forma como o bilhar é visto pela sociedade. “No estrangeiro o bilhar é um desporto como outro qualquer, mas em Portugal isso não acontece. Não há essa cultura”, acrescenta o dirigente, que acredita que o nome de um clube “com o peso da Associação Desportiva Sanjoanense” pode dar um “forte contributo para o crescimento da modalidade”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...