André Neves questionou recentemente o ministro das Infraestruturas sobre o investimento na Linha do Vouga. Segundo nota de imprensa recebida pelo nosso semanário, o deputado à Assembleia da República, de S. João da Madeira, comparou os 100 milhões de euros anunciados para a linha ferroviária que atravessa o concelho com a verba que se encontrava inscrita na versão anterior do Plano Nacional de Investimentos (PNI) e exigiu esclarecimentos sobre o projeto.

“O investimento anunciado pelo Governo para a Linha do Vouga, na totalidade da sua extensão, entre Espinho e Aveiro, pode não representar um aumento”, chamou à atenção o parlamentar, referindo que “se virmos com mais atenção, os 75 milhões que estavam previstos [anteriormente] eram só para o troço Espinho-Oliveira de Azeméis, que corresponde a pouco mais de um terço da linha”.

Quanto à possibilidade do interface com a Linha do Norte, em Espinho, André Neves questionou, em jeito de desafio, Pedro Nuno Santos se “pode o sr. ministro esclarecer se está prevista alguma solução para duas linhas que estão a meio km de distância uma da outra?”.

Extensão da Linha do Vouga até à Universidade de Aveiro está a ser estudada

Ainda a propósito, o deputado do PSD eleito por Aveiro defendeu que a Linha do Vouga “devia afirmar-se como uma verdadeira alternativa ao transporte individual”. Mas também lembrou que “nos últimos 40 o material circulante só foi substituído uma vez e sempre por composições adaptadas, com muita oscilação e sem nenhum conforto”.

Na ocasião, Pedro Nuno Santos reconheceu que o material circulante “está num estado assustador” e explicou que a bitola métrica não será substituída por bitola ibérica. Aliás, por esse motivo, de acordo com o ministro, “o investimento é mais barato e acreditamos que os 100 milhões são suficientes”.

Já relativamente ao interface com a Linha do Norte, o governante comprometeu-se com a operacionalização de uma solução em Espinho e adiantou que em Aveiro está a ser estudada uma extensão da linha até à Universidade de Aveiro.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here