S. João da Madeira (SJM) está em 18º lugar no top 30 dos concelhos do Norte do país com maior incidência de casos de Covid-19 por 100 mil habitantes. Só em novembro registaram-se 668 novas infeções, “um número muito relevante e preocupante”, disse Jorge Sequeira, após uma breve visita à célula de rastreio à Covid-19 da Proteção Civil Municipal, a funcionar nas instalações da antiga junta de freguesia, para a qual convidou a comunicação social.

Acompanhado pelo coordenador municipal de proteção civil, Normando Oliveira, o presidente da câmara defendeu, em declarações aos jornalistas, que “é absolutamente necessário estancar a progressão da pandemia” em SJM, neste momento, incluído nos concelhos de risco extremamente elevado.

Na última semana do mês passado, já “registámos uma descida face à terceira semana”. Mas para S. João da Madeira passar para, pelo menos, concelho de risco moderado “teríamos de baixar 297 casos” nos próximos 14 dias (a contar a partir de 28 de novembro), conforme referiu o responsável político.

COLABORADORA DA CÂMARA COORDENARÁ GRUPO DO ACES

Nesse sentido, o Município continuará a trabalhar em articulação com as autoridades de saúde. Segundo o autarca, a dita célula de rastreio “irá funcionar enquanto for necessário”. Também a afetação de colaboradores da câmara aos serviços de saúde locais é para manter.

Neste momento, são sete os funcionários municipais, pertencentes às divisões de Cultura, Desporto, Obras Particulares, Obras Municipais, Educação e Unidade de Turismo, afetados. Entre estes, quatro estão a trabalhar na célula de rastreio sob orientação funcional do delegado de saúde e coordenação de Normando Oliveira, uma colaboradora está no Centro de Saúde de S. João da Madeira e outras duas estão a ter formação na ARS (Administração Regional de Saúde) – Norte.

Ainda a propósito destas últimas trabalhadoras, “uma delas vai ser designada para coordenar um grupo de funcionários do ACeS – Agrupamento de Centros de Saúde Entre Douro e Vouga II-Aveiro Norte para fazer essas atividades de rastreio”, avançou Jorge Sequeira, acrescentando: “Vai exercer funções de team leader e coordenação no Porto, por tempo indeterminado”.

A todos estes colaboradores do Município, o edil fez questão de dirigir uma palavra de agradecimento.

 

NOVO PERFIL DO MUNICÍPIO DIVULGADO “NOS PRÓXIMOS DIAS”

Estará para breve a divulgação do novo perfil do município de S. João da Madeira que está a ser trabalhado com a autoridade de saúde local. Recorde-se que o primeiro foi tornado público em meados de setembro passado, conforme o labor noticiou oportunamente, e que a câmara se comprometeu a divulgar o próximo passados três meses.

Sem adiantar uma data exata, o autarca Jorge Sequeira assegurou que tudo está a ser tratado de forma a que “nos próximos dias” possam divulgar os novos números referentes aos testes à Covid-19 realizados, casos confirmados e doentes recuperados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...