Após ter conquistado o 2º prémio na 14ª mostra nacional de ciência virtual

Na 14ª Mostra Nacional de Ciência Virtual, realizada a 26 e 27 de novembro em formato online, devido à circunstância sanitária que vivemos, o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite (AESL) concorreu com quatro projetos, todos na secção de Informática e Ciências da Computação – SandSpace, SmartBracelets, SmartHouse e SmartCar. Para além disso, segundo nota de imprensa remetida ao labor pelo gabinete de comunicação do AESL, a escola apoiou também uma aluna da Secundária de Arouca que pediu transferência para a “Serafim Leite” e que participava, em coautoria, com um projeto da área da Biologia.

A partir do ambiente virtual de um átrio, os visitantes eram convidados a consultar o programa e a entrar no Auditório, no Centro de Exposições, onde se encontravam os stands dos projetos, ou no bar, onde havia uma “sala de chat”. No dia 27, após pré-seleção e exigentes entrevistas com os júris das várias categorias, foram divulgados os vencedores do concurso, entre os quais a aplicação (app) SandSpace.

Desenvolvida pelos estudantes Bruno Dylan, Nuno Castro, Diogo Resende e Jorge Correia, do AESL, sob orientação da professora Fátima Pais, a app arrecadou um prémio monetário no valor de 1.000 euros e uma participação na maior feira escolar de ciências e engenharia do mundo, realizada nos Estados Unidos, a Intel Isef (International Science and Engineering Fair).

“A SandSpace teve mais um prémio! Desta vez, conquistou o 2º lugar no Concurso Jovens Cientistas! Grande evento! Obrigado especial à Susana Chaves e à Fundação da Juventude por esta iniciativa da mais elevada qualidade! Além do prémio, o orgulho de representar Portugal no maior concurso do mundo a realizar nos EUA em maio!”, disse na ocasião Fátima Pais, coordenadora da delegação. Ainda a propósito, o comunicado recebido pelo nosso jornal acrescenta que no Centro de Exposições, simulando de forma muito aproximada um ambiente real, podiam ser visitados os stands de projetos científicos de áreas como a Bioeconomia, a Biologia, as Ciências do Ambiente, as Ciências Sociais, a Economia, as Engenharias, Física, Informática e Ciências da Computação, a Matemática e a Química.

A exposição ainda pode ser visitada no endereço https:// mostradeciencia.virtualarena.pt/, mediante inscrição prévia.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here