O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite (AESL) encontra-se a celebrar os 30 anos do “Agora Nós”, jornal escolar fundado em abril de 1990 por um grupo de professores da então Escola Secundária Nº 1 de S. João da Madeira.

Na altura, segundo texto da autoria do professor Celestino Pinheiro publicado no site do “Agora Nós”, “os jornais escolares, apesar de não serem uma novidade na prática das escolas, ganhavam um particular incremento. Um jornal nacional, o ‘Público’, lançava um claro desafio às escolas: só se conseguem obter leitores de jornais, se as escolas os formarem. E foi na vaga dessa ‘febre informativa’, e formativa, que surgiu o jornal”

Ainda de acordo com Celestino Pinheiro, o “Agora Nós” “sobreviveu, com altos e baixos, em papel e sem papel, mas sempre com uma grande redação: a Escola e o agrupamento no seu todo”, estando agora “na hora de contar um pouco da sua história e da história dos seus antecessores, dos seus congéneres, mas nunca dos seus rivais, porque a história do jornalismo escolar é a história de boas vontades que se unem para construir saber e comunicação, através do jornalismo”.

A história do “Agora Nós”, que, para Celestino Pinheiro, “será sempre uma história incompleta”, está disponível em http://essl.pt. E, para complementar a leitura, o sítio “Memórias da Serafim”, a cargo dos professores Anabela Brandão e Carlos Marques, dá a possibilidade de ainda folhear virtualmente alguns dos exemplares da “época do papel”.

“Fazemos votos para que essas leituras ajudem a firmar a identidade de uma escola que existe há 62 anos e que saberá enfrentar os desafios e oportunidades que ora se lhe apresentam”, diz Celestino Pinheiro, dirigindo, também, “um especial agradecimento a Paulo Duarte, que fez a composição gráfica, e a todos os colegas que me ajudaram a construir este trabalho”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...