Entre mais de 100 hospitais de 28 países 

 

Num universo de mais de 100 hospitais de 28 países, o Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV) foi reconhecido pela International Hospital Federation (IHF), através da iniciativa Call of Duty for Covid-19, pelo seu Plano de Ação de resposta à doença, avança nota de imprensa remetida pelo próprio centro hospitalar à nossa redação.

Através do projeto “CADCOZ” (Centro de Acolhimento de Doentes em Convalescença OZANAM), pensado e executado por diversas instituições que atuam no Entre Douro e Vouga, o CHEDV recebeu o reconhecimento, após uma criteriosa análise por parte de um comité composto por 16 especialistas do setor da saúde, segundo o comunicado recebido pelo labor.

A propósito, o presidente do conselho de administração do CHEV referiu que “o combate à Covid-19 criou desafios gigantescos, muito especialmente na primeira vaga, em que não havia histórico de lidar com uma pandemia destas dimensões”. “A enorme pressão do internamento e a dificuldade em agilizar as altas dos doentes com condições sociais mais desfavorecidas obrigou-nos a criar, em conjunto com a autarquia de Santa Maria da Feira e o apoio da Segurança Social, uma estrutura que pudesse acolher os doentes que, embora ainda Covid positivos, já tinham critérios de alta hospitalar e a quem faltava estrutura familiar ou social de retaguarda que os acolhesse”, prosseguiu Miguel Paiva, para quem, ainda, a criação da estrutura ‘CADCOZ’ foi, naquele momento, fundamental para que, nesta que foi uma das regiões mais severamente afetadas na primeira vaga, nunca tivéssemos chegado ao ponto de faltar resposta a nenhum doente, algo de que nos podemos orgulhar e que demonstra a força e a capacidade do Serviço Nacional de Saúde”.

Por sua vez, o CEO da IHF afirmou que o extraordinário trabalho de resposta à pandemia está a transformar o setor da saúde. “Um dos principais objetivos na criação deste programa de reconhecimento é destacar a agilidade e diversidade das organizações de saúde em resposta à pandemia. A pandemia obrigou os hospitais a desenvolverem, implementarem e adotarem novas formas de resposta e muitas dessas mudanças irão conduzir a uma mudança positiva na prestação de cuidados de saúde”, completou Ronald Lavater.

CHEDV homenageado em campanha internacional

Os hospitais reconhecidos pela IHF no programa Call of Duty for Covid-19, como é o caso do CHEDV, foram apresentados esta última terça-feira através de uma campanha de divulgação internacional, homenageando assim hospitais e prestadores de cuidados de saúde em todo o mundo na sua luta contra a Covid-19.

A lista completa dos hospitais reconhecidos pode ser consultada em: https://www.ihf-fih.org/beyond-the-call-of-duty-for-covid-19/organizations/

 

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here