Com o duo de violino e piano Vladimir Omeltchenko e Patrick de Hooghe

 

Seis meses depois de ter tocado as sonatas de Wolfgang A. Mozart, Johannes Brahms e César Franck nos Paços da Cultura, o duo de violino e piano Vladimir Omeltchenko e Patrick de Hooghe vai dar um concerto comemorativo do 250º aniversário de Ludwig Van Beethoven que se realiza hoje, 17 de dezembro, pelas 20h30, na Casa da Criatividade.

O concerto será composto por três obras-primas, as Sonatas Nº 5, 7 e 9 para Violino e Piano. A Sonata Nº 5, Opus 24, conhecida por “Primavera”, foi composta em 1801 e dedicada ao Conde Moritz de Fries. A Sonata Nº 7, Opus 30, foi composta entre 1801 e 1802 e dedicada ao Czar da Rússia Alexandre I. A Sonata Nº 9, batizada com o nome “Kreutzer-Sonata”, foi dedicada ao violinista francês Rodolphe Kreutzer e estreada em 24 de Maio de 1803.

O violinista e pianista Vladimir Omeltchenko tem dupla nacionalidade (russa e portuguesa) e a sua ligação a S. João da Madeira é baseada em laços de amizade e pessoais. Por sua vez, Patrick de Hooghe é um pianista com uma longa carreira internacional que tocará pela segunda vez em S. João da Madeira.

A sensação de pisar o palco da Casa da Criatividade, a maior sala de espetáculos de S. João da Madeira, é “sempre boa por atuarmos num espaço bom, moderno, com boas condições acústicas e adequado aos mais variados espetáculos, inclusive os de Música Clássica”, afirmou Vladimir Omeltchenko ao labor.

A sala da Criatividade é “maior” do que o auditório dos Paços da Cultura, onde a dupla artística tocou pela primeira vez em junho deste ano, o que faz com que “o evento ganhe outra dimensão” porque “passa de um formato intimista para a envergadura de quase coliseu”, considerou o violinista e pianista russo, constatando que o espaço “coincide muito bem com o caráter  da  música de Beethoven que por sua natureza exige a abertura de um espaço grande para poder, quase como se fosse, respirar ao ar livre”. Por um lado, “os momentos de muita sensibilidade da expressão musical vão conseguir atingir um nível acima, mais elevado, audível e presente em todos os cantos de uma sala grande”. Por outro, “os momentos de bravura e afirmação também ganham um efeito sonoro de maior dimensão”, revelou Vladimir Omeltchenko.

Deste concerto “o público pode esperar um encontro com a música genial. A música de Beethoven corresponde muito bem à sua época, do ar fresco de mudanças, do espírito rebelde e da perspetiva de um mundo novo e é, ao mesmo tempo, muito lírica e doce”, adiantou o artista russo ao labor.

Os bilhetes custam três euros e podem ser comprados nos locais habituais ou na Bilheteira Online.

 

Projetos para 2021 marcados pelas incertezas provocadas pela pandemia em 2020

 

Dos vários concertos que a dupla tinha agendados para este ano em Portugal e no estrangeiro, muitos deles acabaram por não acontecer. Contrariando essa tendência, a Casa da Criatividade manteve o concerto comemorativo do 250º aniversário de Ludwig Van Beethoven. Por isso, a dupla de artistas quis “dar os parabéns ao Município por ter conseguido salvaguardar este concerto que nos dias que correm é, sem dúvida, dos poucos e únicos a nível mundial”.

Os projetos para 2021 continuam marcados pelas incertezas provocadas pela pandemia em 2020. “Neste momento é difícil planear qualquer coisa em concreto para 2021, mas provavelmente continuaremos a ensaiar e a gravar”, concluiu Vladimir Omeltchenko ao labor.

 

Passatempo

Oferta de bilhetes duplos para concerto de música clássica

A Câmara Municipal de S. João da Madeira está a oferecer cinco bilhetes duplos para o concerto comemorativo do 250º Aniversário de Ludwig Van Beethoven através da atuação do duo de violino e piano Vladimir Omeltchenko e Patrick de Hooghe esta quinta-feira, dia 17 de dezembro, pelas 20h30, na Casa da Criatividade.

Os primeiros cinco leitores a ligarem para a redação do jornal labor (256 202 600) vencem o passatempo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...