Este foi um ano atípico devido à pandemia, que trouxe alterações significativas às competições desportivas. Com 2020 a chegar ao fim, a equipa master dos Serviços Sociais do Pessoal do Município de S. João da Madeira traça um balanço do ano onde as provas de atletismo se limitaram ao mínimo e o resultado, ainda assim, é bastante positivo com a coletividade sanjoanense a somar 13 títulos nacionais e mais 12 distritais.

E o destaque recai sobre o experiente Pedro Terra, que compete no escalão M60, que termina 2020 com mais nove títulos no seu palmarés, cinco dos quais nacionais, três deles alcançados numa altura em que o país ainda não vivia os efeitos da pandemia. Em janeiro o atleta venceu o Campeonato Nacional Master 10.000 metros em Estrada e no mês seguinte subia ao lugar mais alto do pódio no Campeonato Nacional Master Corta Mato Curto. Em março, altura em a pandemia começou a afetar o país e o desporto, Pedro Terra ainda conquistou o título nacional nos 800 metros em Pista Coberta. Seguiram-se vários meses sem competição, mas em setembro o veterano voltava aos títulos no Campeonato Nacional Master de Pista ao Ar Livre, vencendo os 2.000 metros, e em outubro somava mais um ao vencer os 5.000 metros no Campeonato Nacional de 10.000 metros em Pista. Pedro Terra sagrou-se ainda campeão distrital nos 800, 1.500 e 3.000 metros e venceu o Campeonato Distrital de Corta Mato Curto.

No setor feminino evidenciou-se Maria Fernandes, com sete títulos conquistados, quatro dos quais nacionais. A competir no escalão F65, a atleta garantiu a primeira subida do ano ao lugar mais alto do pódio logo em janeiro, no Campeonato Nacional de Master de Marcha, resultado que voltaria a repetir em março ao vencer os 60 e 200 metros no Nacional Master de Pista Coberta. Em setembro a veterana regressava à competição e sagrava-se campeã nos 200 metros planos nos Nacionais Master de Pista ao Ar Livre. Já no Campeonato Distrital de Inverno de Pista, realizado em Vagos, Maria Fernandes venceu nos 60 e 200 metros e nos 3.000 metros marcha.

De sublinhar ainda os títulos nacionais conseguidos em setembro no Master de Pista ao Ar Livre por Mário Rocha (100 metros planos em M65), Anabela Santos (400 barreiras em F45), Nuno Soares (3.000 obstáculos em M35) e Natália Santos (3.000 metros marcha em F50). Já no Campeonato Distrital de Inverno de Pista Natália Santos venceu os 3.000 metros no escalão F45, enquanto Carolina Ribeiro, na classe F60, somou três títulos (60 e 200 metros e 3.000 metros marcha), garantindo ainda o primeiro lugar em Castelo de Paiva no Campeonato Distrital de Corta Mato Curto.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here