Esgotos O problema de drenagem dos esgotos junto aos campos de ténis continua sem estar resolvido passados cinco meses desde a última descarga a céu aberto, alertou Paulo Cavaleiro. Quando noticiámos o assunto pela última vez, em julho, o problema tinha sido provocado por objetos indevidamente colocados que estavam a entupir o coletor. Nessa altura, a câmara disse que já tinha um projeto para resolver o problema que passa por redirecionar a conduta para os terrenos que estão em frente às piscinas municipais onde normalmente se instala o circo. Uma nova descarga detetada recentemente levou o vereador da oposição a considerar que “este assunto é um bom exemplo da má gestão do Partido Socialista”. “Se isto classifica a gestão do Partido Socialista como má, então certamente a dos executivos anteriores foi terrível”, respondeu o vice-presidente, salientando que “aquela canalização não foi feita agora, foi feita há muitos anos, e o que sabemos hoje é que o PSD não resolveu o problema sabendo que ele existia em todos estes anos”. José Nuno Vieira assegurou que já existe “uma solução técnica que não foi fácil de encontrar para resolver aquele problema, pensamos que de forma definitiva, e a breve trecho a empresa municipal Águas de S. João irá fazer a obra”.

Internet O vereador da oposição voltou a reportar problemas relacionados com a rede de internet das escolas numa altura em que é fundamental para o ensino à distância. “Tenho novamente relatos de problemas de ligações, sobretudo em escolas do concelho”, deu a conhecer Paulo Cavaleiro, explicando que agora o problema não está na quantidade, mas na qualidade do sinal da rede, pedindo, por isso, intervenção do presidente da câmara junto do Governo. O vereador da coligação PSD/CDS-PP pressionou ainda o executivo socialista pelo novo adiamento da transferência de competências da Educação para o Município. “Se as competências fossem nossas, muito provavelmente seria muito mais fácil e rápido gerirmos o assunto”, considerou Paulo Cavaleiro. O presidente da câmara assumiu que “por vezes há falhas na internet” e que já tentaram “melhorar a rede da internet que é do Ministério da Educação”.

Infiltrações “Neste momento chove numa das salas da escola de Casaldelo”, alertou o vereador da oposição, Paulo Cavaleiro, indicando ter conhecimento que a câmara lá tinha feito uma intervenção. “A escola de Casaldelo não foi toda intervencionada, por isso não sei se a infiltração foi na zona da empreitada ou não”, esclareceu o vice-presidente, relembrando que não é anormal uma obra ter imprevistos e erros que precisam de ser corrigidos. “O que não me parece normal é por exemplo (o anterior executivo liderado pela coligação PSD/CDS-PP) meter um pavimento novo no Pavilhão Paulo Pinto a saber que lhe cai água em cima e que tem infiltrações. Aí fomos nós (executivo socialista) a corrigir e a por uma cobertura nova para não estragar o pavimento”, incitou José Nuno Vieira.

Isenção A câmara municipal aprovou por unanimidade uma nova isenção de pagamento das Atividades de Animação e Apoio à Família da Educação Pré-Escolar de janeiro a junho de 2021. Recordamos que este órgão autárquico já tinha aprovado a sua isenção para os alunos dos escalões A e B de setembro a dezembro deste ano. Uma medida extraordinária adotada para ajudar a reduzir o impacto da Covid-19 no rendimento das famílias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...