Sugestões de Leitura

0
74
Foto Arquivo Labor

“Na Síria”, de Agatha Christie

DR

Trata-se da única obra não ficcional de Agatha Christie, que “escreveu quase 100 livros, mas só um foi assinado como Agatha Christie Mallowan: “Come, Tell Me How You Live”, título da edição original deste livro. É “uma memória arqueológica” dos anos 30 nas escavações do marido, Max Mallowan. Os editores não gostaram. Não havia trama nem crime. Era como mostrar o álbum de férias a estranhos. O que é que os leitores dela tinham a ver com aquilo?

Quase tão lida quanto a Bíblia, Mrs Mallowan não puxou dos galões. Disse que o livro era “uma frivolidade”, como se falasse de um par de sapatos. Foi um sucesso, claro, e mais de 60 anos depois continua em edição de bolso e politicamente incorreto – vários turcos e pelo menos um árabe “sub-humano” saem daqui para a glória. Mas de ninguém a autora ri como de si própria, ansiosa, voluntariosa e volumosa”.

“Esta crónica inconsequente foi iniciada antes da guerra. Depois foi posta de lado. Mas agora, após quatro anos de guerra, dei por mim a pensar cada vez mais naqueles dias passados na Síria. E por fim senti-me impelida a tirar os meus apontamentos e os meus toscos diários para fora e a completar aquilo que começara e pusera de lado. Pois parece-me que é bom recordar que esses dias e esses lugares existiram, e que neste preciso instante a minha pequena colina de calêndulas está em flor, e que os velhos de barbas brancas que se arrastam atrás dos burros talvez nem saibam que existe uma guerra”.

 

https://www.wook.pt/livro/na-siria-agathachristie/8952749?a_aid=5fd7b0d10f7fa

 

“Sapiens : a origem da Humanidade (novela gráfica)”, de Yuval Noah Harari

DR

Há cem mil anos, caminhavam pela Terra pelo menos seis espécies diferentes de humanos. Nos dias de hoje, existe apenas uma: o Homo Sapiens. O que aconteceu aos outros? E o que nos acontecerá a nós?

Neste primeiro volume da adaptação do brilhante Sapiens: História Breve da Humanidade para novela gráfica, feita em parceria com o escritor David Vandermeulen e o ilustrador Daniel Casanave, Yuval Noah Harari conta-nos a história de um simples símio que acabaria por se tornar o rei do planeta Terra, capaz de dividir o átomo, voar até à Lua e manipular o código genético da vida.

Carregado de humor e originalidade, “Sapiens: a origem da Humanidade” permite-nos assistir, em tempo real, ao primeiro encontro entre

sapiens e neandertais, à extinção dos mamutes e dos tigres dentes-de-sabre e às descobertas que acabaram por nos definir enquanto caso único na Natureza.
Com 248 páginas ilustradas a cores, este é o livro perfeito para alargar o diálogo iniciado em “Sapiens: história breve da Humanidade” e para apresentar o universo e as ideias de Yuval Noah Harari a novos leitores, curiosos pelo que tem sido a longa e agitada história do ser humano.

 

https://www.wook.pt/livro/sapiens-a-origem-da-humanidade-novela-grafica-vol-1-yuval-noah-harari/24350197?a_aid=5fd7b0d10f7fa

 

Nota: estes livros estão disponíveis na Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo

 

http://bibliotecasjmadeira.blogspot.com/

https://www.facebook.com/biblioteca.sjm

https://www.instagram.com/biblioteca.saojoaodamadeira/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...