“Na Síria”, de Agatha Christie

Trata-se da única obra não ficcional de Agatha Christie, que “escreveu quase 100 livros, mas só um foi assinado como Agatha Christie Mallowan: “Come, Tell Me How You Live”, título da edição original deste livro. É “uma memória arqueológica” dos anos 30 nas escavações do marido, Max Mallowan. Os editores não gostaram. Não havia trama nem crime. Era como mostrar o álbum de férias a estranhos. O que é que os leitores dela tinham a ver com aquilo?
Quase tão lida quanto a Bíblia, Mrs Mallowan não puxou dos galões. Disse que o livro era “uma frivolidade”, como se falasse de um par de sapatos. Foi um sucesso, claro, e mais de 60 anos depois continua em edição de bolso e politicamente incorreto – vários turcos e pelo menos um árabe “sub-humano” saem daqui para a glória. Mas de ninguém a autora ri como de si própria, ansiosa, voluntariosa e volumosa”.
“Esta crónica inconsequente foi iniciada antes da guerra. Depois foi posta de lado. Mas agora, após quatro anos de guerra, dei por mim a pensar cada vez mais naqueles dias passados na Síria. E por fim senti-me impelida a tirar os meus apontamentos e os meus toscos diários para fora e a completar aquilo que começara e pusera de lado. Pois parece-me que é bom recordar que esses dias e esses lugares existiram, e que neste preciso instante a minha pequena colina de calêndulas está em flor, e que os velhos de barbas brancas que se arrastam atrás dos burros talvez nem saibam que existe uma guerra”.
https://www.wook.pt/livro/na-siria-agathachristie/8952749?a_aid=5fd7b0d10f7fa
“Sapiens : a origem da Humanidade (novela gráfica)”, de Yuval Noah Harari

Há cem mil anos, caminhavam pela Terra pelo menos seis espécies diferentes de humanos. Nos dias de hoje, existe apenas uma: o Homo Sapiens. O que aconteceu aos outros? E o que nos acontecerá a nós?
Neste primeiro volume da adaptação do brilhante Sapiens: História Breve da Humanidade para novela gráfica, feita em parceria com o escritor David Vandermeulen e o ilustrador Daniel Casanave, Yuval Noah Harari conta-nos a história de um simples símio que acabaria por se tornar o rei do planeta Terra, capaz de dividir o átomo, voar até à Lua e manipular o código genético da vida.
Carregado de humor e originalidade, “Sapiens: a origem da Humanidade” permite-nos assistir, em tempo real, ao primeiro encontro entre
sapiens e neandertais, à extinção dos mamutes e dos tigres dentes-de-sabre e às descobertas que acabaram por nos definir enquanto caso único na Natureza.
Com 248 páginas ilustradas a cores, este é o livro perfeito para alargar o diálogo iniciado em “Sapiens: história breve da Humanidade” e para apresentar o universo e as ideias de Yuval Noah Harari a novos leitores, curiosos pelo que tem sido a longa e agitada história do ser humano.
Nota: estes livros estão disponíveis na Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo
http://bibliotecasjmadeira.blogspot.com/
https://www.facebook.com/biblioteca.sjm
https://www.instagram.com/biblioteca.saojoaodamadeira/