Mesmo para os não residentes no concelho
A câmara decidiu, está decidido. Desde ontem, um dia depois da deliberação em sede de executivo municipal, que o TUS – Transporte Urbano de S. João da Madeira é gratuito para todos os utentes, sejam residentes no concelho ou não. Recorde-se que o TUS já era grátis para os alunos que frequentavam as escolas sanjoanenses.
Os custos de funcionamento deste serviço são assegurados pelo orçamento do Município. Aliás, nas “Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2021 já não foi contemplada a arrecadação de receita resultante da exploração do serviço de transportes urbanos – estando previsto ficar garantida em próximos orçamentos a continuidade deste projeto”, conforme se pode ler na proposta aprovada por unanimidade em sessão realizada por videoconferência.
Também nesta última quarta-feira Jorge Sequeira quis assinalar a gratuitidade do TUS para todos sem exceção com uma viagem, para a qual convidou a comunicação social.
“Gratuitidade não dispensa a existência de um título de transporte”
Para o autarca, este é “um passo muito importante que o Município dá”. “O que está aqui em causa é a mensagem ambiental e ecológica”, disse na reunião de câmara de 5 de janeiro, tendo em conta que o setor dos transportes é o que mais emite CO2 na cidade.
Ainda a propósito do TUS, Jorge Sequeira fez questão de deixar claro que “a gratuitidade não dispensa a existência de um título de transporte”. Este – segundo afirmou o edil – é obrigatório “de acordo com os regulamentos aplicados aos transportes públicos” e, também, “importante para fins de controlo estatístico e de conhecimento e informação sobre os utilizadores”.
“Quem tem passe os passes já emitidos continuarão. Os novos passes serão emitidos a quem nos solicitar e serão entregues a título gratuito”, acrescentou.
Autocarros com WiFi “dentro em breve”
O vice-presidente da câmara não põe de fora a hipótese de se vir a reforçar a rede de transportes públicos em S. João da Madeira. Em resposta ao vereador Paulo Cavaleiro (PSD/CDS-PP) que defendeu um reforço da dita rede e também a criação do projeto “School Bus” (para reduzir o congestionamento automóvel no perímetro das escolas) e de “novas soluções” como WiFi, “paragens virtuais”, etc., José Nuno Vieira falou de “algumas melhorias que estão a ser pensadas para implementar já”.
4DRÉ o caso, por exemplo, do WiFi, “para o qual já temos uma proposta de um prestador de serviços, uma solução técnica, para vir a concretizar isso”, referiu, completando: “Penso que, dentro em breve, será algo que, mesmo nas condições atuais, com os equipamentos que temos, estará concretizado”.
Acerca das queixas de “gente a mais” agora a viajar no TUS, que chegou aos ouvidos de Paulo Cavaleiro, Jorge Sequeira asseverou que não têm conhecimento que “tenha havido sobrelotação no TUS”. O que tem havido “são alguns fenómenos, de algumas pessoas que passam o tempo dentro do TUS, que entram de manhã e saem à tarde”. Trata-se de “fenómenos que temos de perceber e enquadrar, se calhar, com a Ação Social”, mencionou o líder autárquico.
Já para José Nuno Vieira, “se se verificar a sobrelotação, excluindo agora o cenário da Covid, é um bom sinal”. “Esperemos que lá cheguemos para depois então pensar nessas medidas de reforço”, rematou.