Sabia que se não mudar os seus comportamentos depois de implementar uma medida de eficiência energética, o consumo de energia pode permanecer o mesmo ou até aumentar?

0
38

Comprar eletrodomésticos energeticamente eficientes pode ter efeitos secundários no consumo de energia da sua casa. Na verdade, pode mesmo levá-lo a consumir mais energia, o que acabará por aumentar a sua fatura energética. Isto porque não basta ter equipamentos eficientes do ponto de vista energético. É importante também adotar comportamentos eficientes no consumo de energia para conseguir as poupanças previstas.

Por exemplo, instala uma lâmpada LED mas, como estas são mais eficientes, deixa as luzes acesas com mais frequência do que antes. Este novo comportamento levará a um aumento do seu consumo de energia e a uma redução dos ganhos esperados com a aquisição da lâmpada.

Muitas vezes esquecemo-nos que depende de nós garantir que os eletrodomésticos são utilizados da forma mais eficiente. É preciso trocar os equipamentos, mas acompanhar essa mudança com a adoção de comportamentos eficientes para conseguir ver uma redução no consumo de energia.

Vamos supor que acabou de comprar uma máquina de lavar roupa nova. Como é uma máquina energeticamente eficiente, você acaba por colocá-la a trabalhar de dois em dois dias com pouca roupa, só para ter a certeza que as suas camisas favoritas estão sempre limpas quando lhe apetece usá-las. Desta forma, acabará por gastar mais energia.

Pense duas vezes antes de gastar a poupança resultante da melhoria da eficiência energética em novos produtos/serviços que também consomem energia.

A DECO, com o projeto ACT4ECO, pode ajudar quando a preocupação é a poupança de energia. ACT4ECO é uma plataforma de aprendizagem online que o ajudará a fazer as mudanças certas lá em casa. Junta-te a nós em https://act4eco.eu. Para mais informações ou pedidos de apoio contacte a DECO Norte: deco.norte@deco.pt ou 223 391 960 (dias úteis, 10h-18h).

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here