“Uma Terra Prometida”, de Barack Obama 

DR

Em “Uma Terra Prometida” Barack Obama narra, na primeira pessoa, a história da sua improvável odisseia, de jovem em busca da própria identidade a líder do mundo livre, descrevendo com uma minúcia extraordinariamente pessoal, quer a sua educação política, quer os marcos do primeiro mandato da sua histórica presidência – um tempo de dramática transformação e turbulência.

Barack Obama convida os leitores a embarcar numa viagem emocionante, desde as suas primeiras aspirações políticas à decisiva vitória na convenção do Iowa até à noite que marcou o ponto de viragem na História, o 4 de novembro de 2008, quando foi eleito o 44º presidente dos Estados Unidos da América e se tornou o primeiro afro-americano a assumir o cargo mais importante do país.

“Uma Terra Prometida” é uma obra extraordinariamente íntima e introspetiva – a história do compromisso de um homem com a História, da fé de um líder comunitário posto à prova no palco mundial.

Obama é franco quando fala sobre o exigente equilíbrio de se candidatar à presidência como americano negro, carregando as expectativas de toda uma geração inspirada por mensagens de “esperança e mudança”, e, ao mesmo tempo, cumprir os desafios morais da tomada de decisões ao mais alto nível. É honesto sobre as forças que lhe fizeram oposição, no seu país e no estrangeiro, é sincero sobre como a vida na Casa Branca afetou a sua mulher e as suas filhas e não tem receio de revelar as suas dúvidas e desilusões. Contudo, nunca vacila na sua convicção de que na grande missão americana, ainda em curso, o progresso é sempre possível.

Este livro, maravilhosamente escrito e poderoso, expressa a convicção de Barack Obama de que a democracia não é uma dadiva caída do céu mas uma conquista alicerçada na empatia e na compreensão mútua, construída em conjunto dia após dia.

https://www.wook.pt/livro/uma-terra-prometida-barackobama/24341297?a_aid=5fd7b0d10f7fa

“Demasiado e nunca suficiente: Como a minha família criou o homem mais perigoso do mundo”, de Mary L. Trump 

DR

Neste rigoroso e revelador retrato de Donald Trump e do ambiente tóxico em que nasceu, Mary L. Trump, uma psicóloga clínica experiente e a sua única sobrinha, dá a conhecer a obscura história da própria família, com o objetivo de explicar como o tio se tornou o homem que ameaçou a saúde, a segurança económica e a estrutura social do mundo.

Mary Trump passou boa parte da infância na imponente casa dos avós, no coração de Queens, em Nova Iorque, onde Donald Trump e os seus quatro irmãos cresceram. Descreve traumas terríveis, relações destrutivas e uma trágica combinação de negligências e abusos. Explica em que medida eventos específicos e padrões familiares comuns criaram o homem perturbado que atualmente ocupa a Sala Oval, incluindo a estranha e perniciosa relação entre Fred Trump e os seus dois filhos mais velhos: Fred Jr. e Donald.

Enquanto testemunha privilegiada ao longo de inúmeras refeições e interações festivas, Mary oferece aos confusos e, por vezes, desconcertantes eventos familiares uma vivacidade de espírito cortante e um humor inesperado. Tudo é relatado com implacável detalhe, desde o lugar de Donald Trump no centro das atenções da família até ao modo terrível como ele, o filho favorito de Fred Trump, despediu e ridicularizou o pai quando adoeceu.

Numerosos especialistas, psicólogos amadores e jornalistas procuraram analisar com minúcia os perigosos defeitos de Donald Trump. Mas Mary tem a formação, o discernimento e a intimidade familiar necessários para revelar o que faz correr Donald e o resto do clã.

Apenas ela consegue contar esta fascinante e desconcertante saga, não só devido à sua perspetiva particular no centro dos acontecimentos, mas também porque é a única Trump disposta a contar a verdade sobre uma das famílias mais poderosas e disfuncionais do mundo.

https://www.wook.pt/livro/demasiado-e-nunca-suficiente-mary-ltrump/24324977?a_aid=5fd7b0d10f7fa

 

Nota: estes livros estão disponíveis na Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo

http://bibliotecasjmadeira.blogspot.com/

https://www.facebook.com/biblioteca.sjm

https://www.instagram.com/biblioteca.saojoaodamadeira/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...