O presidente da câmara, Jorge Sequeira, destacou mais quatro funcionários para dar apoio à equipa de saúde pública do Agrupamento de Centros de Saúde Aveiro-Norte, nomeadamente no que se refere à respetiva capacidade de rastreio da Covid-19.

Os funcionários da câmara, que pertencem a diferentes setores como a Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo, o Museu da Chapelaria, o Turismo e a Educação, ficam sob a orientação funcional da nova Delegada de Saúde, Sofia Rocha, em articulação com o Coordenador Municipal de Proteção Civil, Normando Oliveira, que também é comandante dos bombeiros voluntários sanjoanenses.

“Perante o aumento do número de casos Covid-19, recebi um pedido do reforço da equipa de saúde pública”, disse o presidente da câmara ao labor.

Esta decisão teve em conta “a prioridade que deve ser conferida às necessidades de saúde pública no atual contexto” e “a necessidade de dotar os serviços de saúde dos recursos necessários para dar resposta à gravidade da situação epidemiológica”, lê-se no despacho de Jorge Sequeira datado de 21 de janeiro.

Recordamos que no final de novembro passado, o presidente da câmara já tinha disponibilizado as antigas instalações da junta de freguesia, sitas no Fórum Municipal, para a realização deste trabalho.

Desde então que quatro trabalhadores de diferentes áreas do Município se encontravam a desempenhar as novas funções, alguns dos quais passaram a fazê-lo a partir de casa, e aos quais se juntaram agora mais quatro.

Há ainda outras duas pessoas dos quadros da câmara sanjoanense que estão a colaborar com a Direção-Geral da Saúde. Uma psicóloga da divisão da Educação e uma funcionária da área da Cultura que já se encontrava desde o início da crise em reforço ao serviço municipal da proteção civil e que atualmente coordena uma equipa de rastreio Covid na Administração Regional de Saúde do Norte.

 

Sofia Rocha é a nova Delegada de Saúde 

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Entre o Douro e Vouga II – Aveiro Norte, que inclui os concelhos de S. João da Madeira, Oliveira de Azeméis e Vale de Cambra, tem uma nova Delegada de Saúde desde o nal de 2020.

O cargo ocupado por Pedro Ferreira passou a ser de So a Rocha que era Assistente da Carreira Especial Médica de Saúde Pública, desde outubro de 2019, no ACES Entre Douro e Vouga I – Aveiro Norte. Começou a carreira no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, em 2014, e entre janeiro de 2015 e março de 2019, pertenceu à Administração Regional de Saúde do Norte. Sofia Rocha integra ainda a direção da Associação Nacional Médicos de Saúde Pública.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here