Três anos de governação socialista: mais proteção e bem-estar animal

0
148

S. João da Madeira deu um grande salto civilizacional pela forma como trata os animais,
nos últimos três anos. A designação da primeira Provedora Municipal dos Animais, na última sessão da Assembleia Municipal, não é em si um fim, mas sim o culminar da adoção de um vasto leque de políticas públicas municipais centradas no bem-estar animal.
Desde logo, no início do mandato, com a adoção do Sanjo e da Oliva, dois gatos que habitam no 6º piso do Fórum Municipal, numa iniciativa de sensibilização para a adoção, tal como outras campanhas que se empreenderam com o mesmo objetivo. Mas as políticas públicas adotadas nos últimos anos foram muito para além de ações de divulgação ou de sensibilização.
Foi criado um regulamento para apoio à esterilização de animais de famílias carenciadas.
Uma medida inovadora, de grande importância e justiça social. Uma decisão demonstrativa de enorme sensibilidade, que visa estimular a melhoria da qualidade de vida das famílias que gostem de animais apesar das suas dificuldades económico-financeiras, ajudando assim a promover um ambiente mais higiénico e saudável nesses lares, graças à esterilização dos cães e gatos. Um regulamento muito amplo, que vai também ajudar a travar o aumento do número de animais de companhia abandonados na rua, entregues em associações de proteção animal ou em centros de recolha.
No albergue de animais errantes foram realizadas obras de ampliação e requalificação, tendo sido triplicada a sua capacidade de acolhimento. E muito brevemente será implementada a primeira colónia de gatos, onde será desenvolvido um programa de captura, esterilização e devolução, estando também a decorrer, no âmbito da Associação de Municípios das Terras de Santa Maria, presidida igualmente por Jorge Sequeira, a criação de um parque de matilhas no Canil Intermunicipal.
Estes são compromissos políticos que o Partido Socialista assumiu e que está a cumprir. Para a prossecução destes objetivos, a cidade conta agora com a primeira Provedora dos Animais eleita, a quem desejamos sucesso nas suas funções, confiantes que estamos de que as irá exercer de forma independente, imparcial e autónoma, prosseguindo esta missão de ajudar a melhorar o bem-estar animal em S. João da Madeira.
Esta escolha teve em consideração a ANI S. João – Associação dos Amigos dos Animais da nossa cidade, que também nos merece sempre uma referência, palavra de reconhecimento e com quem contamos na linha da frente desta infindável causa, pelo abnegado e proveitoso trabalho que desenvolvem há muitos anos.
“A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados”. E nos últimos três anos ficámos mais capacitados para a missão de garantir a defesa, a proteção e o bem-estar animal, promovendo, zelando e monitorizando os seus interesses e direitos e denunciando os que não os respeitem.

* Deputado Municipal
eleito pelo Partido Socialista

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...