Nova valência do Canil Intermunicipal poderá começar já a funcionar no próximo mês 

 

Estava previsto receber os primeiros animais matilhados, com comportamentos de grupo mais agressivos, em abril de 2020, mas a pandemia atrasou a sua entrada em funcionamento.

Passado quase um ano, “as obras estão concluídas e o Parque de Acolhimento de Matilhas [PAM] tem condições de receber animais”, adiantou ao labor o secretário-geral da Associação de Municípios das Terras de Santa Maria (AMTSM), indo ao encontro do que o presidente da mesma associação e também da câmara de S. João da Madeira já tinha avançado na cerimónia de tomada de posse da Provedora Municipal dos Animais.

Tanto Joaquim Santos Costa como Jorge Sequeira referiram que a “inauguração” do PAM está para breve. O primeiro até chegou a dizer que querem “ver se no final do mês de março” põem esta nova valência do Canil Intermunicipal da Associação de Municípios das Terras de Santa Maria (CIAMTSM), situado no concelho de Oliveira de Azeméis, a funcionar. Representa um investimento por parte da AMTSM de cerca de 19 mil euros.

Ampliação não está fora de hipótese

Nesta primeira fase, o Parque de Acolhimento de Matilhas é constituído por duas áreas de
cerca de 250 m2 cada, sendo parcialmente coberto, vedado em todo o seu perímetro e com alojamentos de simples construção e zonas de ensombramento, assim como comedouros e bebedouros.

A sua capacidade – como explicou Santos Costa – “será variável em função da capacidade
e tempo de socialização que os animais demonstrem, contudo, estima-se um valor máximo de 50 por módulo, portanto, 100 no máximo”. Mas poderá vir a ser ampliado, se os municípios assim o entenderem. Aliás, de acordo com o secretário-geral da AMTSM, “isto é uma experiência nova, que se funcionar bem terá continuidade”.

Ainda segundo o responsável, este PAM “é para resolver uma situação pontual”, não invalidando a necessidade de se aumentar a capacidade de lotação do Canil Intermunicipal.
Com o PAM, o CIAMTSM passará a ter capacidade para acolher aproximadamente 400 animais, provenientes dos concelhos de João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra, Arouca, Santa Maria da Feira e Espinho.
Contando neste momento com 61 celas, o Canil Intermunicipal alberga 230 canídeos.

 

Números do Canil Intermunicipal

• Animais entregues e adotados desde a entrada em funcionamento do CIAMTSM: entregas 13.867; adoções 4.802
• Adoções em 2020 e em 2021: 380+20
• Esterilizações: de novembro de 2017 até 12 de fevereiro de 2021: 1.666
• Celas e animais acolhidos: 61; neste momento estão 230 animais no CIAMTSM
• Pessoal adstrito: 1 assistente técnica; 3 assistentes operacionais (1 em regime de
avença); 1 médica veterinária (regime de avença)

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here