12 Alunos sanjoanenses apurados para a Fase Intermunicipal

Concurso Nacional de Leitura 

0
55

Sob a organização da Biblioteca Municipal (BM) Dr. Renato Araújo, realizou-se a Fase Municipal da 14ª edição do Concurso Nacional de Leitura, da qual saíram vencedores 12 alunos de S. João da Madeira (ver caixa). Este ano letivo, por causa da pandemia, esta eliminatória decorreu em formato digital, tendo participado 22 discentes apurados na Fase Escolar que teve lugar nas escolas da cidade (seis concorrentes de cada nível de ensino, nomeadamente dos 1º, 2º e 3º ciclos e ainda secundário).

A próxima etapa será a fase intermunicipal, que congrega os selecionados em cada um dos municípios, incluindo os concorrentes sanjoanenses, para a realização de provas nas comunidades intermunicipais ou áreas metropolitanas, a decorrer na Biblioteca Pública Municipal de Vila Nova de Gaia, em data a anunciar.

Ainda a propósito da Fase Municipal, segundo publicação da BM de S. João da Madeira na sua página do Facebook (FB), as provas escritas online decorreram na manhã do passado dia 12 de fevereiro. Já as provas orais, consistindo numa prova de Leitura Expressiva e numa prova de Dramatização de um excerto ou interpretação de uma personagem das obras, foram enviadas em formato digital para avaliação do júri.

As obras selecionadas para leitura foram para o 1º ciclo “Memórias de um lobo mau”, de José Fanha; 2º ciclo “O Principezinho”, de Antoine de Saint-Exupéry; 3º ciclo “A minha família e outros animais”, de Gerald Durrell; e secundário “A viagem do elefante”, de José Saramago.

José Fanha não esteve presente, mas escreveu dedicatória a alunos

“Memórias de um lobo mau”, da autoria de José Fanha, foi, de facto, um dos livros em destaque neste concurso, encontrando-se disponível na Biblioteca Municipal.

Dado tratar-se de um “ano atípico”, não foi possível o autor estar presente como membro do júri, como é habitual. No entanto, fez questão de escrever uma dedicatória dirigida a todos os alunos das escolas de S. João da Madeira que participaram, em especial aos do 1º ciclo, e que o labor transcreve na íntegra: “Sinto-me muito orgulhoso por um texto meu ter sido escolhido para as provas do Concurso Nacional de Leitura de S. João da Madeira. Ler é tão bom e ser lido é uma imensa alegria. Sinto-me feliz e orgulhoso porque gosto muito de escrever. Poemas, contos e histórias. E gosto muito de pegar em histórias antigas e dar-lhes novas roupagens, olhá-las com uma nova forma de humor.

É o caso deste ‘Lobo Mau’ que resolve sair da história do ‘Capuchinho Vermelho’ e fazer-se à cidade, convencido de que é verdadeiramente um lobo mau e assustador.  Afinal é a própria cidade moderna e alguns dos seus habitantes que o assustam e o levam a fugir para voltar de novo para a velha e extraordinária história de onde um dia fugiu”.

Agradecimentos

No texto publicado no FB, a Biblioteca Municipal ainda agradece publicamente “a todos os participantes, professores, membros do júri, equipa da BM, responsável pela organização do evento, pelouros da Educação e da Cultura do Município, sem os quais esta iniciativa não teria tido este sucesso”. Felicita, também, “todos, mas em particular aos alunos que se mantiveram focados e organizados na leitura, em tempos difíceis!”.

 

Vencedores da Fase Municipal

 1º Ciclo: 1ª Mariana Cardoso Pinho (EB1 do Espadanal); 2ª Victória Tavares Almeida (EB1 do Parque); 3º Martim Henrique Pinto (EB1 de Fundo de Vila)

2º Ciclo: 1º Guilherme Martins de Carvalho (AE João da Silva Correia); 2ª Inês Gomes Alves (AE João da Silva Correia); Maria Miguel Resende (AE Oliveira Júnior)

3º Ciclo: 1ª Joana Rodrigues Borges (AE João da Silva Correia); 2ª Ana Rosa H. Pereira (AE Dr. Serafim Leite); 3ª Beatriz Resende S. Barbosa (AE Dr. Serafim Leite)

Secundário: 1ª Sofia Guimarães Paiva (AE Dr. Serafim Leite); 2ª Maria de Lamas Rocha (AE João da Silva Correia); 3º Pedro Tomás Oliveira Costa (AE Dr. Serafim Leite)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...