318 pessoas vacinadas contra a Covid-19 no primeiro dia

A Câmara Municipal de S. João da Madeira, em articulação com o Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Aveiro Norte, montou um Centro de Vacinação contra a Covid-19 na Sala dos Fornos da Oliva Creative Factory, situada na Rua da Fundição, que entrou em funcionamento esta terça-feira.

A primeira pessoa a ser vacinada foi um sanjoanense de 88 anos. A este, juntaram-se mais 317 pessoas para serem vacinadas no primeiro dia de funcionamento do Centro de Vacinação Municipal. Até às 13h00 de ontem, tinham sido vacinadas mais 147 pessoas, o que perfaz um total de 465 vacinadas contra a Covid-19 em dois dias. A estas juntam-se as 600 vacinadas na semana anterior no Centro de Saúde (CS) de S. João da Madeira. Pessoas estas que são utentes e profissionais de Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas, bombeiros, pessoas com 80 anos ou mais e pessoas com 50 anos ou mais que têm determinadas doenças. Para esta semana “está previsto administrarmos 1.900 doses da vacina num processo que se prolongará pelo fim de semana”, deu a conhecer Miguel Portela, diretor executivo do ACeS Entre Douro e Vouga II Aveiro Norte que integra o CS de S. João da Madeira, Oliveira de Azeméis e Vale de Cambra.

Por enquanto “os utentes continuam a ser direcionados para S. João da Madeira que é neste momento o único Centro de Vacinação do ACeS Aveiro Norte”, estando “já em estudo avançado a criação de Centros de Vacinação com as autarquias de Oliveira de Azeméis e de Vale Cambra que logo que estejam preparados serão utilizados pela população desses concelhos”, explicou Miguel Portela.

Capacidade para vacinar 240 a 400 pessoas por dia

O Centro de Vacinação de S. João da Madeira vai ter “capacidade para vacinar entre 240 a 400 pessoas por dia mediante a disponibilidade das vacinas”, adiantou Sofia Rocha, Delegada de Saúde do ACeS Entre o Douro e Vouga II – Aveiro Norte, assumindo ao labor que neste momento é “difícil” prever o tempo de duração do processo de vacinação e de funcionamento deste espaço.

Por parte do CS sanjoanense foram destacados um assistente técnico que será responsável pela receção dos utentes contactados para a toma da vacina, nove enfermeiros e um médico que estão distribuídos por cinco gabinetes, quatro para vacinação e um para observação após vacinação. Já a câmara municipal afetou seis funcionários para dar apoio logístico.

Câmara fez acordo com táxis para transportar quem não tem meios

Para além de ter montado com Administração Regional de Saúde do Norte “uma resposta de transporte daqueles que não possam vir pelos próprios meios”, que já foi usada no primeiro dia, a câmara municipal fez “um acordo com os táxis de S. João da Madeira” para desempenharem a mesma tarefa, revelou o presidente Jorge Sequeira, sobre esta que é “também uma forma de apoiarmos os taxistas de uma forma manifestamente útil”. O autarca agradeceu a todos os envolvidos no processo de montagem e de funcionamento do Centro de Vacinação Municipal.

Pessoas devem comparecer apenas à hora marcada

Ao longo da visita feita ao Centro de Vacinação instalado na Sala dos Fornos, um dia antes da sua abertura, o presidente da câmara apelou aos utentes convocados para a toma da vacina que “venham à hora indicada e não antes” para evitar uma concentração desnecessária de pessoas. Nesta visita estiveram ainda presentes Sofia Rocha, Vera Costa, presidente do Conselho Clínico e de Saúde do ACeS Aveiro Norte, Irene Guimarães, vereadora da Saúde, Normando Oliveira, Coordenador Municipal da Proteção Civil, e Clara Reis, presidente da Assembleia Municipal.

Sobre o Centro de Vacinação

Sanjoanense de 88 anos foi o primeiro a ser vacinado

1.900 doses da vacina administradas até ao fim de semana

Vacina da Pfizer para os mais velhos

Vacina da AstraZeneca para as forças de segurança

A duração do processo de vacinação para cada utente pode ir de 45 minutos a uma hora, considerando a chegada ao local no horário previsto, o registo, a entrada para a sala de vacinação, a toma da vacina e os 30 minutos de tempo de observação

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here