Pergunta: O que é a mobilidade numa cidade?

Resposta curta: Circular com segurança e continuidade.

Resposta longa:

Uma boa mobilidade urbana é a capacidade que a cidade tem para conciliar peões, automóveis, bicicletas e mesmo veículos pesados em certas artérias.

Para tal acontecer é preciso que haja equilíbrio quando se projecta a cidade para o futuro, criando-se planos não dispendiosos ou ambíguos, em todo o espaço urbano. De modo a que haja coerência e compatibilidade entre o futuro e o existente.

É necessário ainda conjugar a circulação entre peões e automóveis, o que não pressupõe o domínio de uns sobre os outros.

É indispensável uma nova política na implementação de passeios em todas as cidades.

Mário Pessegueiro

Isso quer dizer que estes não podem esperar que os particulares façam os passeios adjacentes aos seus terrenos quando decidem construir. Isso não é urbanismo; é conveniência de quem dirige as cidades.

Os municípios devem assumir essa responsabilidade, pois isso compromete qualquer mobilidade pedonal, assim como uidez e segurança na circulação da população.

Uma boa mobilidade urbana implica ainda o investimento em transportes públicos ecazes e articulados com os concelhos vizinhos. Autocarros e sobretudo ferroviário. Com isso a cidade deixa de ser uma espécie de ilha numa região mais vasta.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here