Pergunta : Os comboios são importantes para uma cidade ?

Resposta curta : As melhores cidades têm boas ligações ferroviárias

Resposta longa :

O comboio é o meio de circulação mais inteligente de todos.

O menos poluidor, o mais seguro e o que pode estabelecer proximidade entre povoações com pontualidade e sem imprevistos. Isto se não houver greves frequentes.

O Japão, a Alemanha e Reino Unido são excelentes exemplos dessa política de mobilidade e até a nossa vizinha Espanha.

É um investimento caro para o Estado pois não cobra impostos como acontece com as auto-estradas ou com os combustíveis dos automóveis sobre os quais arrecada 60% de imposto.

Por tudo isso se tem investido tão pouco em rede ferroviária que sirva a globalidade das populações enraizadas em cidades de média dimensão, por esse país fora. E de modo a estabelecer “interfaces” com outros tipos de transportes colectivos como acontece em muitos países.

Por exemplo a Linha do Vouga, a ser verdade a sua revitalização, trará enormes benefícios ao desenvolvimento regional aonde S. João da Madeira ou Oliveira de Azeméis se inserem.

Mas é sempre de suspeitar o ruído político atual à volta da Linha do Vouga, uma vez que periodicamente partidos políticos lembram-se de agitar a bandeira da Linha do Vouga. Fica bem e é politicamente correto.

Esperemos que não seja convertida em restaurante como foi o caso em Ul – Oliveira de Azeméis.

Mário Pessegueiro

Também será necessária uma outra mentalidade para os mais jovens pois esta linha (comboios e estação) tem sido alvo de pinturas grafiti de forma anárquica.

E S. João da Madeira até terá mais expectativas sobre este grande investimento pois tem um ministro natural da casa – Pedro Nuno Santos– que é precisamente o ministro que tutela este “dossier”.

E como alguém disse um dia – mal do político que não faz uma boa estrada até casa dele no seu período de poder!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...