Três anos de governação socialista: Educação como prioridade

0
90

O Partido Socialista assumiu a educação como uma prioridade da ação municipal para este mandato e ao longo dos últimos três anos foram várias as medidas adotadas: seja para incentivar a participação cívica dos mais jovens; para melhorar o parque escolar; para reforçar a ação social escolar; seja na adoção de medidas de digitalização e de valorização das nossas escolas e da relação escola-família.

Logo em 2018, iniciámos uma ampla operação de remoção das coberturas de fibrocimento com amianto das nossas escolas. O executivo socialista foi diligente e célere no lançamento e execução destas obras, que assim que estiverem concluídas acabam com o amianto nos edifícios escolares de responsabilidade municipal. Este será um momento absolutamente histórico que faz de S. João da Madeira um exemplo a seguir a nível nacional!

A estas intervenções juntam-se a reabilitação e ampliação da escola Serafim Leite e a remodelação total da escola básica de Fundo de Vila, que só agora avançaram com o PS. Assim como a retirada do fibrocimento no antigon Ciclo (EB2,3), que já está em preparação e para a qual o presidente Jorge Sequeira teve uma relevante intervenção e fez por encontrar financiamento comunitário junto do Governo, viabilizando assim esta importante e ansiada empreitada.

Ao nível da ação social escolar destacam-se medidas como o TUS gratuito para todos os jovens sanjoanenses; o aumento para 50 do número de bolsas municipais a atribuir anualmente aos estudantes no Ensino Superior e o fim da injusta obrigatoriedade destes bolseiros terem de cumprir 10 dias úteis de trabalho nos serviços municipais. Uma medida de inteira justiça, que anteriores executivos determinaram, rejeitaram alterar e que o PS agora veio corrigir. Mas também se destaca uma outra medida de grande sensibilidade – como é apanágio desta Câmara: a abertura de um jardim de infância em agosto, uma nova oferta pública para os pais que estão a trabalhar durante este mês.

Para incentivar a participação cívica dos mais jovens e aproximá-los da ação política, foram criados programas inovadores como o Erasmus Municipal e a Assembleia Municipal Jovem; e dinamizou-se e dignificou-se o Conselho Municipal de Juventude.

A renovação dos equipamentos digitais das escolas foi outra das prioridades, o que não era feito há vários anos. E foi criado o Portal do Aluno, que veio atualizar e digitalizar – finalmente, diga-se – a relação escola-família que era rudimentar. Agora, com a nova plataforma Educa será possível, designadamente, ter acesso, de forma rápida e fácil, a dados sobre faturação, ementas escolares, atividades e visitas de estudo, Atividades de Enriquecimento Curricular, entre muitos outros aspetos e valências disponibilizadas. Esta é mais uma etapa cumprida na concretização do nosso programa educativo.

O PS assumiu a educação como uma prioridade e está mesmo a cumprir. É assim que continuaremos a valorizar a escola pública, para que esta tenha cada vez mais qualidade e continue a ser o elevador social da nossa democracia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...