Até ao início desta semana 300 recém-nascidos já tinham sido vacinados contra o rotavírus em S. João da Madeira.

Os 12 bébes vacinados até ao dia 8 de março deste ano juntam-se aos 92 vacinados em 2020, aos 121 em 2019 e aos 75 em 2018, revelou a câmara municipal depois de ter sido questionada pelo labor sobre o Programa Municipal de Vacinação.

Este é “um momento significativo” em que “300 crianças recém-nascidas beneficiaram da medida de saúde pública idealizada e lançada pelo nosso Município”, afirmou Jorge Sequeira ao nosso jornal

“O momento que vivemos hoje revela como a vacinação é importante”, constatou o presidente da câmara, considerando que ao escolherem dar este tipo de apoio às crianças recém-nascidas e às suas famílias “creio que fizemos a opção mais acertada e correta ao assegurar um bem fundamental que é a proteção da própria saúde”.

Relembramos que a Câmara Municipal de S. João da Madeira comparticipa a vacina contra o rotavírus, que não está incluída no Plano Nacional de Vacinação, a todos os recém-nascidos nascidos desde o dia 1 de janeiro de 2018 dos agregados familiares residentes e recenseados e inscritos no Centro de Saúde. A vacina contra o rotavírus – Rotarix (59,52 euros) e RotaTeq (51,18 euros) – pode ir até duas ou três doses e os custos são suportados na totalidade pelos utentes.

Condições de acesso

Os agregados interessados em usufruir deste apoio precisam de reunir algumas condições. A residência, recenseamento e inscrição no Centro de Saúde de SJM; não usufruir de outro tipo de apoio financeiro para o mesmo fim; não possuir dívidas para com o Município; e apresentar a prescrição médica da vacina pelo médico de família do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Depois de reunir todas as condições, devem apresentar o pedido através de um formulário próprio disponibilizado pelos serviços de atendimento da câmara. Os cidadãos devem estar acompanhados do Cartão de Cidadão e da prescrição médica da vacina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...