AD Sanjoanense, 1 – AA Coimbra, 1
Jogo no Pavilhão da AD Sanjoanense.
Árbitro: José LaSalette (AP Aveiro).
AD Sanjoanense: Catarina Viola, Daniel Silva, Inês Ferreira, Renata Balonas.
Suplentes: Daniela Pereira, Dora Martins, Joana Rodrigues, Sara Fernandes.
Treinador: Jorge Moreira.
AA Coimbra: Alice Vicente, Sofia Sacadura, Ana Sofia Silva, Carolina Gonçalves, Catarina Costa.
Suplentes: Ana Rita Pereira, Inês Torres, Salomé Simões, Lorena Machado, Anna Andrus.
Treinador: Carlos Fernandes.
Ao intervalo: 1-0.
Cartão azul para Renata Balonas (14’).
Marcadoras: Inês Ferreira (3’), Catarina Costa (33’).
Faltas: AD Sanjoanense, 6 | AA Coimbra, 9.
A Sanjoanense dividiu pontos na receção à formação de Coimbra, num jogo onde as alvinegras abriram o marcador logo nos primeiros minutos, mantendo a vantagem até aos momentos iniciais da segunda parte, altura em que as visitantes chegaram à igualdade a uma bola, resultado que se manteria até ao final.
Com duas formações equilibradas, o início da partida foi dividido, mas não foi preciso esperar muito para ver o marcador entrar em funcionamento. Com três minutos de jogo decorridos a Sanjoanense beneficia de uma falta e é Inês Ferreira, assistida por Renata Balonas na cobrança do lance, que abre o ativo.
A Sanjoanense cresceu no jogo, perante um adversário que tentava chegar à igualdade e teve tudo para o conseguir à passagem dos 10 minutos, mas Ana Sofia Silva, praticamente sem oposição, atira ao lado da baliza de Catarina Viola.
A resposta das alvinegras não tardou, mas Renata Balonas não fez melhor que a adversária com a sticada a sair desenquadrada com as redes visitantes. Se aqui saiu ao lado já perto do intervalo foi Alice Vicente que negou o golo à atleta alvinegra, quando num ataque rápido, após uma recuperação de bola, a guardiã visitante travou o remate de Renata Balonas e a recarga de Dora Martins.
Já antes Inês Torres havia criado uma boa ocasião para restabelecer a igualdade.
Na segunda parte a formação de Coimbra entrou focada em inverter o rumo do jogo e depois de várias ameaças chegava mesmo à igualdade. Com oito minutos, uma perda de bola de Inês Ferreira permite que Catarina Costa se lance no ataque e com uma excelente iniciativa individual bate Catarina Viola.
A Académica empatou, mas pouco depois podia ter chegado à vantagem, não fosse Ana Sofia Silva ter desperdiçado uma grande penalidade.
Com o jogo dividido e oportunidades de parte a parte, a Sanjoanense também acabaria por beneficiar de um penalti a oito minutos do final, resultado de uma falta de Anna Andrus sobre Renata Balonas. A própria assumia a marcação do castigo, mas não conseguiu bater Alice Vicente, que já nos últimos instantes negou o golo a Ana Rita Couto.
No próximo sábado a Sanjoanense desloca-se ao recinto do Infante Sagre para cumprir um jogo de atraso referente à quarta jornada.