Pergunta: Para que servem os museus numa cidade?

Resposta curta: Para instruir novos e velhos… ricos e pobres.

Resposta longa:

A denominada área da Educação não se resume às Escolas EB e às suas condições físicas e pedagógicas.

Uma cidade pequena que seja pode ter museus sem grandes investimentos. Estes podem ser o testemunho dos impulsionadores que a Cidade conheceu ao longo dos tempos. Dar a conhecer como toda uma região nasceu desde os tempos pré-históricos, até aos nossos dias. E estar com programas sistemáticos com a comunidade para incentivar o Museu como destino de lazer. Mas para isso é preciso que estejam preparados para esse público.

Os museus são espaços de aprendizagem para novos e velhos. Locais de visita individual e de grupo que podem receber todos os segmentos da sociedade.   A vila da Batalha tem um museu desses; o MCCB – Museu da Comunidade Concelhia da Batalha. Pequeno em espaço físico, e grande na capacidade criativa de tudo o que ali se exibe. É muito interactivo, e todo o museu dispõe de mecanismos   que permitem que pessoas cegas e surda-mudas possam interagir com os temas abordados.

No “Metropolitan Museum” em Nova Iorque- E.U.A. existe mesmo o slogan, junto de certas

Mário Pessegueiro

peças – “Por favor toquem”. Deste modo muitas pessoas com deficiência são por vezes levadas pelos seus familiares e o número de público é cada vez maior.

Os museus também são lugares destinados a exposições temporárias pois ali estão reunidas imensas condições técnicas, de pessoal e até mesmo de conforto.

Isso provoca dinamismo ao museu e essas exposições servem para atrair público ao acervo do próprio museu.
Para tal é preciso imenso trabalho e entusiasmo de quem os dirige.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...