“Regresso a um cenário campestre”, de Nuno Júdice

DR

Tendo começado a ser escrito nos últimos meses de 2019 e sido terminado na transição da epidemia para a pandemia, já em 2020, este livro de poesia é um trabalho sobre as transformações resultantes da época que vivemos, em que se inclui uma sátira ao politicamente correto e ao apagamento ou revisão da História.

Os temas do amor e da natureza estão igualmente presentes na linha de livros anteriores, seguindo o jogo entre memória e imagem que é dominante na fase mais recente da poética de Nuno Júdice.

 

https://www.wook.pt/livro/regresso-a-um-cenario-campestre-nuno-judice/24128826?a_aid=5fd7b0d10f7fa

 

 “O apelo da tribo”, de Mario Vargas Llosa

DR

Sendo um livro de ensaios biográficos, é, ao mesmo tempo, uma história intelectual e política do Prémio Nobel da Literatura: do percurso que partiu de uma juventude impregnada de marxismo e existencialismo sartriano, acabou na maturidade liberal e passou pela revalorização da democracia, ajudado por autores como Orwell, Camus ou Koestler.

Nesta obra, os autores que são objeto de estudo são os filósofos e pensadores que Mario Vargas Llosa leu exaustivamente, que moldaram a sua visão do mundo e os valores que crê deverem reger as sociedades contemporâneas: Adam Smith, José Ortega y Gasset, Friedrich August von Hayek, Sir Karl Popper, Raymond Aron, Sir Isaiah Berlin e Jean-François Revel.

 

https://www.wook.pt/livro/o-apelo-da-tribo-mario-vargas-llosa/22075182?a_aid=5fd7b0d10f7fa

 

“O tímido e as mulheres”, de Pepetela

DR

Luanda nos dias de hoje. Acompanhamos Heitor, um escritor em início de carreira, o tímido. Ouvimos a quente voz de Marisa, responsável por um programa de rádio de grande audiência, que a todos encanta e seduz.

Conhecemos Lucrécio, seu marido, uma mente brilhante aprisionada numa cadeira de rodas. É este o trio que une as diversas histórias e personagens deste romance. Além dele, encontramos ainda os amigos de Heitor, o Senhor do Dia 13 e os habitantes de um musseque na periferia de Luanda: a grande família de dona Luzitu e, em especial, a bela Orquídea, outra das poderosas mulheres que habitam este livro. Todos eles nos conduzem por uma cidade que fervilha e cresce a um ritmo alucinante, onde os homens se apaixonam, sonham e desesperam, procuram novos caminhos, novas formas de vida e novas soluções.

Com a sua habitual mestria, Pepetela volta a surpreender-nos com este romance, desenhando uma paisagem imparcial e objetiva da atual sociedade angolana, fruto de muitas mutações culturais e políticas derivadas da sua história recente.

 

https://www.wook.pt/livro/o-timido-e-as-mulheres-pepetela/15222275?a_aid=5fd7b0d10f7fa

 

Nota: estes livros estão disponíveis na Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo (BMRA) e podem ser requisitados por email (bibliotecamunicipal@cm-sjm.pt),telefone (256200890/962146410) ou através da página da BMRA na internet em http://sjmadeira.bibliopolis.info/#Catalogo

 http://bibliotecasjmadeira.blogspot.com/

https://www.facebook.com/biblioteca.sjm

https://www.instagram.com/biblioteca.saojoaodamadeira/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...