Depois de obtido parecer favorável da Subcomissão da Proteção Civil Municipal, reunida esta última sexta-feira, e tendo em conta a situação epidemiológica atual, o presidente da câmara, Jorge Sequeira, decidiu reabrir os parques e os cemitérios do concelho esta
última segunda-feira, 15 de março.
Na reunião, segundo nota informativa publicada nas redes sociais da autarquia, a dita subcomissão determinou um conjunto de regras de utilização para estes espaços públicos, nomeadamente o uso obrigatório de máscara, a interdição de aglomerações ou concentrações de pessoas, a permissão da frequência dos parques, mas não a permanência e a obrigatoriedade do distanciamento físico. Deliberou ainda que, em caso de agravamento da pandemia, estes equipamentos serão novamente encerrados ao público.
O Município agradece, desde já, a compreensão e o esforço dos munícipes face às medidas tomadas e apela ao cumprimento das regras de segurança necessárias à contenção da propagação da Covid-19.

Também a Biblioteca Municipal voltou a abrir ao público 

No mesmo dia, também a Biblioteca Municipal (BM) Dr. Renato Araújo voltou a abrir portas, mas com restrições, tal como aconteceu já no primeiro desconfinamento.
Funcionando de segunda a sexta-feira, das 10h30 às 13h00 e das 14h00 às 18h30, o acesso à BM encontra-se condicionado, com a Sala de Adultos a ter apenas 16 lugares disponíveis, a Sala Infantil 12 lugares e o Posto de Internet dois lugares. Já a Hemeroteca está encerrada.
Para prevenir o contágio, os leitores estão sujeitos às regras básicas de combate à Covid-19, desde o uso obrigatório de máscara, a higienização das mãos, o distanciamento físico, entre outras. Para além disso, estão a ser tomadas várias medidas. Por exemplo, os livros devolvidos são colocados em quarentena de cinco dias antes de voltarem a ser disponibilizados; é assegurada a desinfeção regular de pontos de uso público.
Na receção, há ainda dois postos de atendimento para devolução e empréstimo de documentos e serviço de referência/cartão de leitor. Também neste local existe um computador de acesso público para pesquisa. O acesso ao catálogo online é feito através do link http://bibliotecaopac.cm-sjm.pt/opac/default.aspx?ContentAreaControl= palavra.ascx; ao Repositório Digital do Fundo Local online em http://sjmadeira.mygead.com/pub/search; e ao Centro de Leitura Especial (cegos e amblíopes) através do email centroleituraespecial@gmail.com.
A reserva de documentos pode ser feita através dos números 256 200 890/ 962 146 410, email bibliotecamunicipal@cm-sjm.pt ou site http://sjmadeira.bibliopolis.info/#Catalogo. Mais informações em http://sjmadeira.bibliopolis.info/#Info.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...