“Como evitar um desastre climático”, de Bill Gates

Neste livro necessário e fatual, Bill Gates traça um plano prático, abrangente e acessível, mostrando-nos de que maneira o mundo pode eliminar as emissões de gases com efeito de estufa, a fim e a tempo de evitarmos um desastre climático.

Bill Gates passou a última década a estudar as causas e os efeitos das alterações climáticas. Com a ajuda de peritos no domínio da física, química, biologia, engenharia, ciência política e finança, procurou saber o que tem de ser feito para que o planeta não caminhe em direção a uma catástrofe anunciada.

Em “Como evitar um desastre climático”, além de explicar porque temos de alcançar a neutralidade carbónica, o autor apresenta-nos os passos concretos fundamentais para o êxito desse objetivo.

Atingir a neutralidade carbónica será tudo menos fácil. Porém, se seguirmos o plano traçado ao longo destas páginas, estará certamente ao nosso alcance.

https://www.wook.pt/livro/como-evitar-um-desastre-climatico-bill-gates/23996638?a_aid=5fd7b0d10f7fa

“Quando”, de Manuel Alegre

Quando” é um longo poema que não tem interrogação, mas que nos interroga. Que nos faz lembrar “Senhora das Tempestades”, mas, aqui, com 10 cantos, com os quais Manuel Alegre pretende dar-nos um testemunho. Um emocionante testemunho de vida, de mundo, de poesia.

Nele, o leitor é confrontado com a passagem do tempo: o tempo que passou, as vivências; o tempo presente que é um tempo fechado; e as várias pragas que tapam o horizonte, o tempo que há de vir. Aqui está a vida de todos nós.

Na leitura destas estrofes encontramos referências a Homero, Virgílio, Dante, Camões e Shakespeare, mas também a Bob Dylan e a Mandela, à Guerra Colonial, a Staline, ao Maio de 68 e até à América onde se twita.

Um texto de uma modernidade que impressiona e que nos leva a ver nele “Os Lusíadas” para o século XXI. Não estaremos a exagerar se afirmarmos que este será o grande poema da vida de Manuel Alegre.

https://www.wook.pt/autor/manuel-alegre/8047?a_aid=5fd7b0d10f7fa

 

“Noite virtuosa e fiel”, de Louise Glück

“Noite virtuosa e fiel” é a mais recente obra de Louise Glück, Nobel da Literatura de 2020.  Foi distinguida com o National Book Award de Poesia em 2014.

https://www.wook.pt/livro/noite-virtuosa-e-fiel-louise-gluck/24566037?a_aid=5fd7b0d10f7fa

 

 

 

Nota: estes livros estão disponíveis na Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo (BMRA) e podem ser requisitados por email (bibliotecamunicipal@cm-sjm.pt),telefone (256200890/962146410) ou através da página da BMRA
na internet em http://sjmadeira.bibliopolis.info/#Catalogo

http://bibliotecasjmadeira.blogspot.com/

https://www.facebook.com/biblioteca.sjm

https://www.instagram.com/biblioteca.saojoaodamadeira/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...