“O que os números escondem”, de Tim Harford

DR

Os números, quando usados pelas pessoas certas, têm o poder de mudar o mundo para melhor.

E se alguém lhe dissesse que existe uma ferramenta que lhe permitiria ver o invisível? Poderia usá-la quando lê as notícias, para distinguir o que é importante do que é acessório, servir-se dela para perceber o seu lugar no mundo e na História, entender de onde viemos e para onde poderemos estar a caminhar. Poderia até usá-la para ser um consumidor mais consciente, levar uma vida mais saudável, votar de forma mais crítica. E se alguém lhe dissesse que essa ferramenta é a estatística?

As estatísticas, as boas estatísticas, ajudam-nos a ver coisas acerca do mundo e de nós mesmos que não poderíamos ver de outra forma.

Com o rigor e bom humor a que já nos habituou, Tim Harford entra sem medos no mundo dos números e traz para a narrativa as vidas de formidáveis personagens como o falsificador de arte que enganou os nazis e a stripper que se apaixonou pelo congressista mais famoso de Washington.

Através de 10 simples regras, com uma regra de ouro adicional, “O que os números escondem” ajuda-nos a manter a necessária presença de espírito acerca de nós mesmos, um aguçado sentido crítico e um nível saudável de ceticismo acerca da forma como os números são produzidos e apresentados, pois só assim poderemos olhar à nossa volta e ver, com uma clareza inédita, como o mundo faz sentido.

https://www.wook.pt/livro/o-que-os-numeros-escondem-tim-harford/24394687?a_aid=5fd7b0d10f7fa

 

“O meu negro passado”, de Laura Esquível

O inesquecível romance “Como água para chocolate” emocionou milhões de leitores em todo o mundo. Laura Esquivel regressa agora a esse mundo mágico com uma poderosa história sobre a força e a liberdade das mulheres.

“O meu negro passado” é uma defesa do espírito feminino – é a melhor receita contra os males dos nossos tempos: o desenraizamento, a alienação e a frivolidade. Na senda de “Como água para chocolate”, é uma obra que não deixará ninguém indiferente – um épico retrato de várias gerações de mulheres livres e apaixonadas que nos ensinam a ultrapassar as adversidades da vida.

https://www.wook.pt/livro/o-meu-negro-passado-laura-esquivel/24432108?a_aid=5fd7b0d10f7fa

“Uma vida de aldeia”, de Louise Glück

Nesta obra poética, a autora evoca um mundo mediterrâneo com uma precisão luminosa, centrando-se em momentos de observação e reflexão num tempo presente irreal.

https://www.wook.pt/livro/uma-vida-de-aldeia-louise-gluck/24566038?a_aid=5fd7b0d10f7fa

 

 

 

Nota: estes livros estão disponíveis na Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo (BMRA) e podem ser requisitados por email (bibliotecamunicipal@cm-sjm.pt),telefone (256200890/962146410) ou através da página da BMRA
na internet em http://sjmadeira.bibliopolis.info/#Catalogo

 http://bibliotecasjmadeira.blogspot.com/

https://www.facebook.com/biblioteca.sjm

https://www.instagram.com/biblioteca.saojoaodamadeira/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...