Obra no valor de cerca de 150 mil euros, realizada com recurso a financiamento europeu, estará concluída em abril 

 

Contas feitas por alto, são precisos cerca de 150 mil euros para a intervenção de fundo ao nível da eficiência energética que está a ser levada a cabo no Ninho da Criança desde dezembro passado. Prevê-se que esteja concluída já no próximo mês.

O isolamento térmico de paredes do exterior, coberturas e janelas é o principal foco deste investimento que conta com 103 mil euros de financiamento do Programa Operacional Norte 2020 captado pela câmara municipal no quadro da Área Metropolitana do Porto. O restante será suportado “por capitais próprios”, como adiantou o presidente da Creche Albino Dias Fonte Garcia ao labor na última quinta-feira, no final de uma visita guiada à obra.

José Maria Soares encontrava-se acompanhado, entre outros, pelo arquiteto responsável, Luís Cambra, e também por uma comitiva camarária liderada por Jorge Sequeira. Todos tiveram oportunidade de apreciar pormenores deste emblemático edifício de S. João da Madeira, situado na Rua Oliveira Júnior, já com 85 anos e que foi doado pelo saudoso benemérito Benjamim Valente. Aqui, funciona a creche Ninho da Criança, valência que hoje acolhe 84 crianças dos quatro meses aos três anos de idade.

Este projeto social que a 17 de janeiro de 2022 completa 75 anos de história estende-se, ainda, ao Colégio Santa Filomena, desta feita, localizado na Rua Alão de Morais – estabelecimento de ensino pré-escolar com capacidade para 142 crianças e que neste momento tem 123.

Autarca “muito satisfeito” com cumprimento da candidatura

GN

Em declarações ao nosso jornal, o autarca disse-se “muito satisfeito por verificar que a instituição está a cumprir os objetivos da candidatura, a aproveitar o financiamento no tempo e no modo devidos”. “Tal como disse quando anunciámos esta empreitada, tinha a certeza que todos os cêntimos do financiamento iam ser aplicados. E isto está aqui a concretizar-se”, completou Jorge Sequeira, para quem aquele era “um momento muito importante” porque, tirando algumas “pequenas adaptações à realidade que é a creche”, este edifício não tinha uma intervenção tão robusta há 85 anos”.

Presidente da instituição pede ajuda também para reabilitar muros

Recorde-se que, para além desta captação de fundos comunitários, a Creche Albino Dias Fontes Garcia já havia recebido um subsídio de 20 mil euros do atual executivo para apoiar na resolução de patologias do Ninho da Criança e do Colégio Sta. Filomena.

Mas as ajudas poderão não se ficar por aqui, uma vez que, aproveitando a ocasião, José Maria Soares também pediu à autarquia para “dar uma mãozinha” na reabilitação dos muros que também quer levar a efeito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...