A Sanjoanense inicia no próximo dia 24 de abril a luta pela presença na Liga 3. Na época de estreia da nova competição da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) irão participar um total de 24 clubes, sendo que 22 são provenientes do Campeonato de Portugal, aos quais se juntam mais dois que descem da II Liga.

Mas das 32 equipas que vão disputar o acesso à Liga 3 somente 16 irão competir na nova prova da FPF que arranca na próxima temporada. Com a fase de apuramento dividida em oito séries, apenas os dois primeiros classificados de cada uma delas garantem a subida. A este grupo juntam-se seis dos oito emblemas que vão participar no play-off de acesso à II Liga (vencedores das oito séries do Campeonato de Portugal), fase de onde sairão os dois promovidos. A estas 22 equipas provenientes do Campeonato de Portugal juntam-se as duas que descem da II Liga.

FPF divulga formato da Liga 3

Com o quinto lugar da Série B, resultado da vitória do último sábado na receção ao Águeda, a Sanjoanense é uma das equipas que no próximo dia 24 de abril inicia a luta pela presença na Liga 3. A jornada inaugural arranca com uma deslocação dos alvinegros a Leça, que só param a 30 de maio depois de cumpridas as seis jornadas da prova onde também terão como adversários Gondomar SC e S. João de Ver.

A Liga 3 é, assim, o objetivo dos alvinegros e já é conhecido o formato da competição que arranca na próxima época. A prova, que passa a ser o terceiro escalão do futebol nacional será dividida em dois grupos para disputar a 1.ª Fase – Série Norte e Sul, sendo que os quatro primeiros classificados de cada uma delas serão igualmente divididos em duas séries, em que os vencedores de cada grupo sobem diretamente à II Liga. Posteriormente defrontam-se a duas mãos para apurar o campeão da Liga 3.

Já as equipas que terminem na segunda posição disputam um play-off entre elas, também a dois jogos, para apurar quem irá defrontar o antepenúltimo classificado da II Liga, com vista a encontrar a terceira equipa que irá marcar presença no segundo escalão do futebol nacional.

Já no que diz respeito à etapa de manutenção e descida, as restantes 16 equipas da 1.ª Fase serão divididas em quatro séries, disputadas a duas voltas, com bonificação de pontos. Quer isto dizer que os quintos classificados arrancam no primeiro lugar com oito pontos, os sextos com sete, os sétimos com seis e assim sucessivamente até ao 12.º classificado, que inicia com apenas um. Os últimos classificados de cada uma das quatro séries descem de divisão, dando assim lugar aos quatro emblemas que sobem do Campeonato de Portugal.

Jogos da fase se acesso à Liga 3

Leça FC-AD Sanjoanense
Dia 24, às 11h30, Estádio do Leça FC
AD Sanjoanense-Gondomar SC
2 de maio, às 16h00, Estádio Conde Dias Garcia
S. João de Ver-AD Sanjoanense
9 de maio, às 17h00, Estádio do S. João de Ver
AD Sanjoanense-Leça SC
16 de maio, às 17h00, Estádio Conde Dias Garcia
Gondomar SC-AD Sanjoanense
22 de maio, às 17h00, Estádio de São Miguel
AD Sanjoanense-S. João de Ver
30 de maio, às 17h00, Estádio Conde Dias Garcia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...