“Almoço de domingo”, de José Luís Peixoto

DR

Um romance, uma biografia, uma leitura de Portugal e das várias gerações portuguesas entre 1931 e 2021. Tudo olhado a partir de uma geografia e de uma família.

Com este novo romance de José Luís Peixoto acompanhamos, entre 1931 e 2021, a biografia de um homem famoso que o leitor há de identificar – em paralelo com história do país durante esses anos.

No Alentejo da raia, o contrabando é a resistência perante a pobreza, tal como é a metáfora das múltiplas e imprecisas fronteiras que rodeiam a existência e a literatura. Através dessa entrada, chega-se muito longe, sem nunca esquecer as origens.

Num percurso de várias gerações, tocado pela Guerra Civil de Espanha, pelo 25 de abril, por figuras como Marcelo Caetano ou Mário Soares e Felipe González, este é também um romance sobre a idade, a vida contra a morte, o amor profundo e ancestral de uma família reunida, em torno do patriarca, no seu almoço de domingo.

https://www.wook.pt/livro/almoco-de-domingo-jose-luis-peixoto/21332198?a_aid=5fd7b0d10f7fa

“A odisseia de Baldassare”, de Amin Maalouf

DR

Existem noventa e nove nomes para Deus no Alcorão. Será possível que haja um centésimo nome secreto?

Neste conto de magia e mistério, de amor e perigo, a missão final de Baldassare é encontrar o segredo que pode salvar o mundo.

Antes do amanhecer do apocalíptico Ano da Besta em 1666, Baldassare Embriaco, um comerciante levantino genovês, embarca numa aventura que o levará por todo o mundo civilizado, de Constantinopla, através do Mediterrâneo, até Londres, pouco antes do Grande Incêndio.

A missão urgente de Baldassare é localizar uma cópia de um dos livros mais raros e cobiçados alguma vez impressos, um volume chamado o Centésimo Nome, cujo conteúdo é considerado de vital importância para o futuro do mundo.

Existem noventa e nove nomes para Deus no Alcorão e saber este centésimo nome mais secreto irá, acredita Baldassare, garantir a sua salvação.

https://www.wook.pt/livro/a-odisseia-de-baldassare-amin-maalouf/24370143?a_aid=5fd7b0d10f7fa

“Celestino, o rato da biblioteca”, de José Vaz

DR

Esta é a história do rato Celestino que nasceu com um defeito de fabrico. Dos sete irmãos que teve, só ele nasceu com o pelo branco. Por causa disso, foi acolhido e acarinhado por um homem que gostava de ler livros que ensinavam a escrever cartas de amor. Por ter ouvido ler tantas palavras de gostar, o Celestino arranjou uma namorada. Chamava-se Aurora e casou com ela na noite em que os espíritos bons andavam à solta pelas ruas da cidade.

 

https://www.wook.pt/livro/celestino-o-rato-da-biblioteca-jose-vaz/13029630?a_aid=5fd7b0d10f7fa

Nota: estes livros estão disponíveis na Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo (BMRA) e podem ser requisitados por email (bibliotecamunicipal@cm-sjm.pt), telefone (256200890/962146410) ou através da página da BMRA
na internet em http://sjmadeira.bibliopolis.info/#Catalogo

 http://bibliotecasjmadeira.blogspot.com/

https://www.facebook.com/biblioteca.sjm

https://www.instagram.com/biblioteca.saojoaodamadeira/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...