Poesia na Corda teve 230 participantes de vários distritos do país

0
48

Pandemia não tirou vontade de participar nem criatividade aos concorrentes 

Em ano pandémico, a Poesia na Corda, à semelhança das restantes iniciativas do Festival Poesia à Mesa que decorreu em S. João da Madeira em março passado, surgiu em formato online. Mas nem por isso saiu a perder no que diz respeito à adesão e também à qualidade dos poemas.
Segundo a presidente da Associação de Jovens Ecos Urbanos – agremiação que, juntamente com a Biblioteca Municipal (BM) Dr. Renato Araújo, organizou este concurso -, “a Poesia na Corda já é um marco no Festival Poesia à Mesa e nem a pandemia roubou a criatividade a todos/as aqueles/as que participaram”.
Rita Pereira disse ainda ao labor que “não podemos negar que os poemas pendurados na corda têm outro impacto, sobretudo visual, contudo, e com as restrições impostas, o Festival teve de se reinventar e com essa necessidade foi possível perceber que os sanjoanenses se sabem reinventar e que a cultura é necessária”.
Dos 230 participantes, foram analisados 305 poemas distribuídos pelas diferentes categorias e temáticas a concurso, tendo sido registada a proveniência de concorrentes de vários distritos do país, nomeadamente de Aveiro, Bragança, Lisboa, Porto,
Setúbal, entre outros.
Para a coordenadora da BM, “como o formulário foi online”, foi possível receber “poemas de sítios longínquos do país”, o que a deixou naturalmente satisfeita. Além do mais, “ter as pessoas focadas em alguma coisa é sempre bom”, acrescentou Graça Neves em declarações ao nosso jornal.
Por falar em Graça Neves, é-lhe feito na página do Facebook (FB) da Biblioteca Municipal “um agradecimento especial” enquanto membro do júri, assim como a Cristina Marques, professora e encenadora dos grupos de teatro TOJ e A Bem Dizer, e a Maria João Leite, da Ecos Urbanos. A BM felicita ainda os vencedores desta edição (ver caixa na página seguinte) e agradece a participação de todos os concorrentes. “Que a Poesia esteja presente nas vossas vidas, sempre!”, pode ler-se no FB.
A habitual cerimónia de entrega de prémios não será realizada, devido às restrições impostas pelas autoridades de saúde de forma a combater a Covid-19. De qualquer modo, os prémios e certificados serão entregues aos vencedores, individualmente.

 

Vencedores

 

POEMAS PEQUENINOS (até aos 12 anos)

Pedro Carvalho, 8 anos, EB1 Carquejido

Pedro Malainho, 9 anos, EB 1 Espadanal

Maria Filipa, 8 anos, EB 1 Parque

Margarida Almeida, 8 anos, EB 1 Ribeiros

POEMAS JOVENS (dos 13 aos 24 anos)

Mariana Gestosa Fonseca, 13 anos

Rúben Xavier, 22 anos

Beatriz Santos Duarte, 24 anos

Inês Anacleto, 21 anos

 

POEMAS ADULTOS (a partir dos 25 anos)

Maria Margarida Teixeira de Jesus Sousa, 61 anos

Maria Manuel, 44 anos

Maria Jorgete Teixeira, 71 anos

Maria Leonor Fernandes Afonso, 45 anos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...