S. João da Madeira ficou-se pela Fase Intermunicipal

Concurso Nacional de Leitura

0
198
DR

A organização da Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura 2020/2021 esteve a cargo da Biblioteca Municipal (BM) de Vila Nova de Gaia, mas, por força das restrições impostas pela pandemia, as provas foram realizadas nas bibliotecas de cada município para apurar os alunos para a final nacional.
Em S. João da Madeira, no passado dia 14, a Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo recebeu os 12 alunos das escolas sanjoanenses selecionados para a realização da prova escrita em formato online. Recorde-se que os livros escolhidos para esta fase foram “O morcego bibliotecário”, de Carmen Zita Ferreira (1º ciclo); “Ulisses”, de Maria Alberta Meneres (2º ciclo); “O gato de Uppsala”, de Cristina Carvalho (3º ciclo); e “Viagens na minha terra” de Almeida Garrett (secundário).
Pelo Município sanjoanense ficou apurado para a prova oral – que decorreu ontem através da plataforma teams a partir da BM – Guilherme Martins de Carvalho, do 2º ciclo, do Agrupamento de Escolas João da Silva Correia. O aluno da antiga EB2,3 de S. João da Madeira escolheu um excerto da obra “O rapaz ao fundo da sala”, de Onjali Q. Raúf, sobre a temática dos refugiados, mas não ficou apurado. A maior parte dos apurados para a Fase Nacional pertence a Gaia e ao Porto.
A Fase Nacional conta com a participação de todos os parceiros e é constituída por uma prova que apurará cinco finalistas em cada nível de ensino, os quais serão, na cerimónia final, ordenados em função da avaliação de um júri nacional, a constituir para o efeito.
Esta fase conta com a parceria e o apoio da Câmara Municipal de Oeiras.
A Biblioteca Municipal faz, na sua página do Facebook, “um especial agradecimento
a todos os alunos participantes no Concurso Nacional de Leitura em S. João da Madeira, à vereadora Irene Guimarães e à Divisão de Educação, às professoras bibliotecárias e à equipa da Biblioteca Municipal, pelo apoio e pela dedicação” demonstrados.
Felicita, ainda, de forma particular, Guilherme Martins de Carvalho “que se manteve firme e realizou uma excelente prova”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...