Na Sessão Nacional que decorre nos dias 31 de maio e 1 de junho 

 

Foi a partir da sede do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite (AESL), em S. João da Madeira, que no passado dia 19 de abril se realizou a Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens – Ensino Básico.

Na Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite, os alunos e deputados Maria Sá e Bernardo Fonseca (10º A), Maria Eduarda Oliveira (10º B) e Dinis Costa (6º B) deram continuidade a “todo o trabalho que havia sido encetado no ano anterior”, “pondo à prova, uma vez mais, a [sua] excelente capacidade argumentativa”.

Recorde-se que, como esclarece nota informativa enviada ao labor, a sede desta sessão foi a biblioteca daquele estabelecimento de ensino, porque a aluna Maria Eduarda Oliveira alcançara, no respetivo concurso, a presidência da Mesa e, por essa razão, assumiria esse cargo, acompanhada da vice-presidente (da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré) e da secretária (da Escola Secundária José Estêvão). Os restantes membros provindos da DGEstE – Direção-geral dos Estabelecimentos Escolares também estiveram presentes para dar o devido apoio técnico e logístico.

Na abertura dos trabalhos, mas à distância, também estiveram presentes a deputada convidada para esta sessão, Joana Sá Pereira, bem como o presidente da câmara sanjoanense, que “a todos deu as boas-vindas e desejou um excelente trabalho parlamentar”. O início da sessão contou ainda com as representantes da DGEstE e do IPDJ, Cristina Oliveira e Catarina Durão, respetivamente.

Após a resposta dada às inquirições da assembleia de deputados, dirigidas à deputada, seguiu-se o debate na generalidade – amplamente participado – em torno do tema “Violência Doméstica e no Namoro: da sensibilização à ação!”. Este tema que já havia transitado do ano letivo anterior, devido à pandemia e à consequente interrupção das atividades letivas, “foi vivamente debatido, tendo Bernardo Fonseca sido eleito porta-voz da sua comissão, a 3ª”. Nota ainda para que a Serafim Leite conseguiu incluir uma medida no Projeto de Recomendação Final que será enviado para a Sessão Nacional e que, desta feita, representará o Círculo Eleitoral de Aveiro.

Mas ainda a propósito de Bernardo Fonseca, o jovem deputado serafinense também foi escolhido para porta-voz do Círculo Eleitoral de Aveiro na Sessão Nacional que decorrerá nos dias 31 de maio e 1 de junho.

O AESL será, igualmente, representado pela deputada Maria Sá e pelo jornalista Dinis Costa, acrescenta o comunicado recebido pelo nosso jornal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...