“Camilo Castelo Branco e o garfo”, de José Viale Moutinho

DR

José Viale Moutinho, conhecido investigador de Camilo Castelo Branco, debruça-se desta vez sobre a gastronomia na obra de Camilo. Percorrendo os inúmeros livros do escritor e textos dispersos, recolheu as invulgares citações relacionadas com alimentação e procurou descobrir o modo de confeção da época.

Desde a truta de escabeche ao toucinho-do-céu, as dezenas de citações e receitas que compõem este livro certamente irão agradar tanto camilianistas como amantes da cozinha.

 

https://www.wook.pt/livro/camilo-castelo-branco-e-o-garfo-jose-viale-moutinho/14944312?a_aid=5fd7b0d10f7fa

“O tempo indomado”, de José Gil

DR

O tempo está a sair cada vez mais aceleradamente dos seus gonzos. As regularidades naturais e culturais foram quebradas pela ação humana. No entanto, esta também sabe domar o caos, por exemplo, quando as regras e convenções se tornam demasiado rígidas e já não deixam respirar. É, de resto, o que faz a arte, criando um bom caos, fértil para a criação. E, de maneira geral, os nossos movimentos não verbais, impercetíveis e fugidios tentam sempre escapar à domesticação do tempo.

Mas há um outro caos, destrutivo, letal, como o que nos trouxe a pandemia e como o que se anuncia com as alterações climáticas. Vivemos hoje entre a probabilidade do caos mortífero e a possibilidade mínima de resgatarmos a Terra da morte quase certa. Temos de lidar de outro modo com a própria morte. Entre o tempo indomado e o tempo domável, que vamos fazer? Que poderemos fazer? Que queremos fazer?

 https://www.wook.pt/livro/o-tempo-indomado-jose-gil/24300836?a_aid=5fd7b0d10f7fa

“Saudades do teu abraço”, de Eoin McLaughin

DR

Quando não podes abraçar os que mais amas… há outras formas de demonstrares o teu amor!

O Ouriço e a Tartaruga são os melhores amigos, mas não podem abraçar-se. Felizmente, eles descobriram que há muitas formas de mostrarmos aos outros que os amamos com todo o nosso coração.

E sabes que mais?  O amor revela-se nos gestos mais simples. Este é o livro ideal para momentos em família, onde se explica às crianças como contornar as distâncias que nos separam nos tempos atuais!

https://www.wook.pt/livro/saudades-do-teu-abraco-eoin-mclaughlin/24302865?a_aid=5fd7b0d10f7fa

Nota: estes livros estão disponíveis na Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo (BMRA) e podem ser requisitados por email (bibliotecamunicipal@cm-sjm.pt), telefone (256200890/962146410) ou através da página da BMRA
na internet em http://sjmadeira.bibliopolis.info/#Catalogo

http://bibliotecasjmadeira.blogspot.com/

https://www.facebook.com/biblioteca.sjm

https://www.instagram.com/biblioteca.saojoaodamadeira/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...