A Câmara Municipal de S. João da Madeira apresentou o programa PT Sénior, iniciativa através da qual o município irá disponibilizar um Personal Trainer (PT) à população idosa da cidade com vista a promover a atividade física na 3.ª idade ao mesmo tempo que contribuiu para combater o isolamento social. “Trata-se de um serviço ao domicílio em que o PT vai trabalhar com uma pessoa de cada vez”, sublinhou o presidente da autarquia, Jorge Sequeira, na sessão de apresentação, realizada no passado dia 11, no ginásio ao ar livre, junto ao Espaço Renascer, na ex-Fundação Salazar, no Parrinho.

Dirigida à população com mais de 65 anos, de condição económica baixa e que apresente alguma dificuldade de locomoção, a fase piloto arrancou com nove seniores “selecionados pela Divisão de Ação Social e do Desporto”, esclareceu o autarca. “É uma política de gerontologia e de promoção do envelhecimento ativo, bem como de criação de hábitos de saúde saudáveis e de ocupação da nossa população idosa”, acrescentou o número um do executivo, referindo que o propósito passa pela “expansão do programa”.

Para já o programa será realizado na residência dos selecionados, mas é intenção do executivo passar também a utilizar as áreas de ginásio ao ar livre distribuídas pela cidade, com o intuito de “dinamizar aqueles espaços”.

“Um dos objetivos é combater o isolamento e retardar o processo de envelhecimento”, acrescenta Rosário Gestosa, vereadora da Divisão de Desporto, sublinhando que a intenção “é ir ao encontro das pessoas isoladas e que não têm possibilidade de participar nos programas do município”. “Nada melhor do que começar em casa e aos poucos trazer as pessoas para a rua e integra-las nos programas existentes”, explica.

As sessões terão a duração de 30 minutos, uma vez por semana, e serão realizadas por funcionários da autarquia com formação na área de Desporto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...