Uma visita que parte das histórias contadas em torno do setor do calçado

Sob o tema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”, o Museu do Calçado associa-se às comemorações do Dia Internacional dos Museus propondo uma nova visita performativa.

É uma visita que parte das histórias contadas em torno do setor do calçado de S. João da Madeira e das memórias e das vivências pessoais dos participantes do projeto @INTERFERENCIAS 1.0, que tem coordenação artística e dramaturgia da atriz Sara Barros Leitão, conduzindo o visitante-espetador numa viagem única através de diferentes espaços e tempos.

O Teatro da Didascália é a entidade responsável por assegurar o desenvolvimento e a mediação artística do projeto Interferências 1.0 junto da comunidade local (http://teatrodadidascalia.com/).

“Cada um sabe onde lhe aperta o seu sapato” tem estreia marcada para o dia 18 de maio, pelas 19h30, e uma reposição para o dia 22 de maio, pelas 11h30.

“A aguentar o peso do nosso corpo estão os nossos pés e a protegê-los, os sapatos. Calçamo-nos para nos pormos a caminho, para nos fazermos à estrada. Entre bifurcações e decisões, entre pés descalços, sapatos rotos, costas cansadas, encontramo-nos a meio da estrada. Ninguém sabe o que andaste para aqui chegar, que história e que bagagem trazes contigo. ´Se queres conhecer a minha vida, calça os meus sapatos´, não é assim que se diz? Durante esta visita performativa gaspeamos histórias, viajamos entre tempos, cruzamos fronteiras e atravessamos continentes. Calcorreamos memórias sem acabamento e imaginamos o mapa que nos leva ao futuro. Entre o que somos e o que gostávamos de ter sido, entre o que vivemos e o que nos espera, misturamos as nossas vidas e os nossos caminhos, até ao dia em que nos encontrámos todos, aqui e agora, sem saber o que teremos pela frente”, adianta o Museu da Chapelaria através das redes sociais.

Aos visitantes é recomendado que levem um agasalho e calçado confortável. A visita é gratuita, mas encontra-se sujeita à lotação do espaço e à reserva e levantamento prévio do bilhete no Museu do Calçado. As reservas podem ser feitas através do contacto 256 004 006 ou dos emails museucalcado@cm-sjm.pt / museudocalcado.sjm@gmail.com.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...