Acompanhado da Orquestra Barroca e de um ator

 

Nas comemorações de elevação de S. João da Madeira a cidade, assinaladas precisamente este domingo, dia 16 de maio, está inserido o concerto narrado “Ecce Homo!” que junta, pelas 17h00, o Coro de Câmara, a Orquestra Barroca e um ator no palco da Casa da Criatividade.

“Tendo como ponto de partida a expressão proferida por Pôncio Pilatos, aquando da apresentação de Jesus Cristo aos judeus, Ecce Homo (Eis o Homem) apresenta-se como um espetáculo dicotómico entre a vulnerabilidade do Homem enquanto ser humano e a sua tentativa de aproximação e transcendência ao divino. No palco, a palavra e a música per si funcionam como duas faces do mesmo personagem, levando o público presente a embarcar numa viagem que poderá ser a de qualquer ser humano”, deu a conhecer o Coro de Câmara ao labor.

Neste espetáculo onde o diálogo e a música serão uma constante, resta saber qual dos dois será mais importante, quem anda à mercê de quem ou será que simplesmente se complementam? As respostas a estas questões vão ser dadas ao longo desta interligação entre o diálogo e a música. Alberto Caeiro, José Régio, Daniel Faria são alguns dos autores dos textos escolhidos para este espetáculo.

Após os tempos difíceis vividos pela cultura ao longo do último ano, uma esperança começa a tomar lugar com a reabertura dos espaços.

Para este que será o primeiro concerto em palco com público do Coro de Câmara desde o início da pandemia, é esperado que “seja um tempo em que as pessoas se sintam plenas e satisfeitas com o trabalho que temos desenvolvido nos últimos meses”, adiantou a sua diretora Joana Leite Castro antes do ensaio realizado sábado passado na Casa da Criatividade.

Embora tenham gravado uma atuação pela época natalícia e tenham continuado a ensaiar através dos meios digitais, “nunca é igual”. Daí o crescendo de “expectativa, nervosismo e vontade de voltar a fazer música em palco e com público”, revelou Joana Leite Castro ao labor.

Entrada gratuita, mediante levantamento prévio de bilhete

Quem quiser assistir ao concerto narrado “Ecce Homo!” não tem de pagar pelo bilhete, mas deve levantá-lo previamente na Torre da Oliva ou nos Paços da Cultura. A Torre da Oliva/Loja de Turismo funciona de segunda a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, e pode ser contactada através do 256 200 204 ou do 916 515 822.  Já o edifício dos Paços da Cultura funciona de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h00 (sem interrupção de almoço), e pode ser contactado através do 256 200 540.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...