Génio e Ansiedade: Como os judeus mudaram o mundo, 1847-1947, de Norman Lebrecht 

DR

Num período de 100 anos, um punhado de homens e mulheres transformou o mundo e o nosso olhar sobre ele. Muitos são sobejamente conhecidos – Marx, Freud, Proust, Einstein, Kafka. Outros desapareceram da memória coletiva, apesar do seu impacto indelével no nosso quotidiano.

Sem Karl Landsteiner não haveria transfusões sanguíneas. Sem Paul Ehrlich não teríamos quimioterapia. Sem Siegfried Marcus não existiria o automóvel a gasolina. Sem Rosalind Franklin a genética seria bem diferente. Sem Fritz Haber não haveria culturas suficientes para alimentar a população atual. O que é que estes visionários têm em comum?

As suas origens judaicas. O dom de pensar fora da caixa. O raciocínio rápido. Em 1847, menos de 0,25% da população era de origem judaica, contudo, os judeus moldaram o século XX e viram o que os outros não conseguiram. 

https://www.wook.pt/livro/genio-e-ansiedade-norman-lebrecht/24313840?a_aid=5fd7b0d10f7fa

 

Gambito de Dama, de Walter Tevis

DR

Quando a mãe de Beth Harmon, de oito anos, morre num acidente de viação, a menina é enviada para um orfanato em Mount Sterling, Kentucky. Simples, taciturna e tímida, ao que tudo indica, Beth não se destaca… até jogar a sua primeira partida de xadrez. Os seus sentidos ficam mais aguçados, o pensamento mais claro e, pela primeira vez na sua vida, ela sente-se totalmente no controlo.

Sem dinheiro nenhum, Beth está desesperada para aprender mais sobre esse jogo que se tornou a sua vida – rouba uma revista de xadrez, dinheiro suficiente para entrar num torneio e também alguns dos tranquilizantes da mãe adotiva, nos quais está viciada.

Aos 13 anos, vence um torneio de xadrez; aos 16, compete no US Open Championship; aos 18, é campeã dos Estados Unidos e a Rússia espera por ela… Mas, à medida que Beth aprimora as suas habilidades no circuito profissional, as apostas ficam mais altas, o seu isolamento fica mais assustador, as suas incontroláveis adições e a ideia de escapar tornam-se ainda mais tentadoras.

Com um ritmo acelerado e escrito com elegância, “Gambito de Dama” é uma história fascinante disfarçada de romance de xadrez – um romance que não vai poder deixar de ler e com uma conclusão tão elegante e satisfatória quanto um mate em quatro.

https://www.wook.pt/livro/gambito-de-dama-walter-tevis/24554818?a_aid=5fd7b0d10f7fa

 

O Bolo de Maçã: Um hino à gratidão, de Dawn Casey 

DR

Um passeio pelo campo para recolher os ingredientes de um delicioso bolo de maçã pode ser um momento mágico de comunhão com a natureza.

Este livro ensina-nos que há gestos simples com os quais podemos demonstrar a nossa gratidão. A receita do bolo, no final, convida a que a mensagem do livro continue presente durante a sua preparação e partilha.

Uma história reconfortante e carinhosa, ideal para o começo do ano, que nos ensina a ir buscar forças e ânimo às pequenas coisas que somos afortunados por ter.

https://www.wook.pt/livro/o-bolo-de-maca-dawn-casey/24555431?a_aid=5fd7b0d10f7fa

 

Nota: estes livros estão disponíveis na Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo (BMRA) e podem ser requisitados por email (bibliotecamunicipal@cm-sjm.pt), telefone (256200890/962146410) ou através da página da BMRA
na internet em http://sjmadeira.bibliopolis.info/#Catalogo

http://bibliotecasjmadeira.blogspot.com/

https://www.facebook.com/biblioteca.sjm

https://www.instagram.com/biblioteca.saojoaodamadeira/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...