Mensagem tem sido transmitida nas escolas pelos agentes do Programa Escola Segura

 

A Polícia de Segurança Pública tem levado a cabo ações que visam sensibilizar os mais jovens para a problemática das dependências. “Vive na Real! Não na Dependência” é o nome das palestras dadas em mais de 20 turmas de escolas do concelho sanjoanense pelos agentes do Programa Escola Segura.

O labor assistiu a uma delas que teve lugar esta segunda-feira de manhã na turma do 9ºF da Escola Básica e Secundária de S. João da Madeira, antigo ciclo preparatório, do Agrupamento de Escolas João da Silva Correia.

Ao longo da sua intervenção, o agente José Rodrigues, mais conhecido como “Tonecas”, focou-se sobretudo na dependência do álcool e das drogas, mas não sem alertar para uma outra mais recente e diferente que é a dependência do virtual seja através do telemóvel ou do computador que nos leva até às redes sociais e não só.

“Se um amigo nos chama para consumir, não temos de deixar de ser amigo dele, mas temos de saber dizer não. Ninguém é mais ou menos que o outro por beber ou fumar. Muito pelo contrário”, esclareceu o agente Rodrigues, explicando que tanto ele como os seus colegas estão disponíveis para os ajudar. Por isso, quem souber de algum amigo que está a seguir um mau caminho deve pedir ajuda aos agentes da Escola Segura. Até porque “amigo é que aquele não nos deixa seguir por caminhos menos corretos”, frisou o “Tonecas”.

A droga não é algo que devemos experimentar por brincadeira porque num instante torna-se num assunto muito sério. “Na droga há uma escalagem muito grande. As pessoas ficam agarradas. Num instante perdeu-se uma vida”, alertou o agente Rodrigues, assegurando, com base em outros casos que acompanhou, que “entrar é extremamente fácil, mas sair é quase impossível”.

“Felizmente de há um ano a esta parte nunca estivemos tão bem como agora” ao nível das dependências da droga e do álcool, adiantou o “Tonecas”, reconhecendo aqui o impacto das restrições impostas pela pandemia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...